Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/9/2011 - Brasil - Encontro continental de Comunicação
Fotos do artigo -BRASIL – ENCONTRO CONTINENTAL DE COMUNICAÇÃO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – São Paulo) – Com a participação de 30 Delegados de Comunicação, das Inspetorias do Continente Americano, teve início no dia 24 de setembro o Encontro de Comunicação Social: seu tema foi o aprofundamento e a aplicação do novo Sistema Salesiano de Comunicação Social (SSCS). Presentes ao encontro o Conselheiro para a Região América Cone Sul, P. Natale Vitali e o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Filiberto González.

O encontro iniciou com a saudação do P. Natale Vitali, na qual convidou todos os Delegados a serem em suas próprias Inspetorias verdadeiros protagoniostas, dando prioridade à Missão e animando as diferentes expressões de comunicação das obras. Sucessivamente o P. Filiberto agradeceu a todos os presentes pela resposta positiva ao convite do Dicastério para a CS, e pelo trabalho que fazem, motivando-os a viver esse encontro com muito interesse, a adquirir novos instrumentos, a conhecer novos elementos formativos, a potenciar a iniciativa comunicadora.

Para aprofundar o SSCS emergiram imediatamente várias propostas: realizar estratégias de implementação; criar sinergia entre os Dicastérios da Missão Salesiana; dar apoio à formação dos salesianos e dos leigos atuantes na CS; potenciar a figura do Delegado para a Comunicação Social; empreender a profissionalização tanto da comunicação quanto do trabalho em rede.

No primeiro núcleo de trabalho, os Delegados das 22 Inspetorias expuseram os resultados dos primeiros estudos do SSCS; as sugestões obtidas pelo Conselho Inspetorial; e as propostas de aplicações práticas de curta, média e grande amplitude. Os participantes mostraram as diferentes dinâmicas de comunicação utilizadas em cada Inspetoria, os recursos utilizados, a implementação da CS entre os salesianos em formação inicial e permanente, as estratégias de ‘marqueting’, de relações públicas e de novos produtos.

De noite partilharam-se as diferentes experiências inspetoriais na área da CS a fim de se “conhecerem as propostas didáticas e pedagógicas utilizadas para produzir novas iniciativas na Comunicação”. Reunidos em grupos, analisaram-se quatro específicos temas: meios para a atuação da formação integral; preparação para a celebração do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco; imagem institucional; logo único. Também o P. Marcos Biaggi, Inspetor de São Paulo, pôde  no final da sessão saudar a todos os participantes.

No final do primeiro dia, o P. Vitali apresentou na boa-noite os desafios para a Região, relevando especialmente a evangelização dos povos relacionada à religiosidade popular; a preocupação pela instrução e formação profissional; a formação pastoral dos diretores das obras; a promoção vocacional; a nova configuração das presenças; a disciplina religiosa. Concluindo, convidou os delegados a ‘vivacizar’ a vida das Inspetorias e a criar dinâmicas que potenciem o carisma salesiano.

Publicado em 27/09/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês