Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/9/2011 - Itália - Leigos e missionários para a evangelização no estilo de Dom Bosco
Fotos do artigo -ITÁLIA – LEIGOS E MISSIONÁRIOS PARA A EVANGELIZAÇÃO NO ESTILO DE DOM BOSCO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Turim) – Na Família Salesiana, como na Igreja universal, foi crescendo através dos anos a contribuição de leigos na evangelização e responsabilidade missionárias. Um exemplo nesse sentido vem da ‘Comunidade da Missão de Dom Bosco’ (CMB), grupo salesiano da FS fundado e formado por leigos, que neste ano integrou com três de seus membros a 142ª Expedição Missionária.

Partem como missionários no espírito de Dom Bosco a voluntária italiana Renata Covito, destinada ao Haiti; e Angelo Fidele Ravoaviarinony e Irene Raharimalala, casal de jovens malgaxes, que com seu filho de um ano, já nos primeiros dias de novembro partirão para Burundi, África.

Laureada em sociologia, com várias experiências na área educativa e de deficiência, a Sra. Covito já esteve em Angola pelo Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS). Após ter passado dois anos no Brasil, esteve em discernimento vocacional. “Estou em busca de uma situação vocacional laical, no papel e no carisma que a Igreja individua nos leigos, orientada a uma vida que una à oração, individual e comunitária, um empenho com as Igrejas locais. A forma otimal – escrevia – seria a já existente em algumas experiências, de pequenas comunidades situadas ao lado do caminho pastoral de paróquias ou comunidades, segundo os lugares e as circunstâncias”.

Atraída pelo mundo juvenil, tendo entrado em contato com a CMB, começou por interessar-se pela figura do Santo turinês, por sua espiritualidade e modalidades de atuar o carisma salesiano próprias da CMB. Pronunciado o Ato de empenho que a ligou oficialmente à comunidade e à Família Salesiana, mostrou imediatamente a sua extrema disponibilidade à missão: “Mandai-me para onde julgardes possa eu ser útil; partirei convosco!”

Angelo Ravoaviarinony, ao invés, conheceu desde pequeno Dom Bosco: cresceu no oratório de Vohimasina, próximo da missão salesiana de Fianarantsoa. Já desde o ano 2000 iniciou a unir-se aos voluntários da CMB, ali chegados para ajudar os salesianos malgaxes daquela comunidade. Depois de entrar para o grupo de jovens da CMB, foi a Bolonha – onde a comunidade foi fundada e onde está sua sede – aprofundou a espiritualidade e a identidade carismática salesiana, e enriqueceu o seu empenho com/por os jovens.

Sucessivamente, sempre no oratório, conheceu Irene, com a qual ampliou o seus crescimento na fé e no amor pelos jovens. Juntos comprometeram-se a continuar a caminhada de formação que, após três anos, os levou a dedicar a própria vida aos jovens através do grupo da CMB. Em 2009, depois de ficar por 8 meses como missionário em Burundi, Angelo se casou com Irene.

À nova família pediu-se logo a disponibilidade de ir na “missio ad gentes”, desafio ao qual os dois não se recusarm. Depois do nascimento do pequeno Irineu, a possibilidade de partir se concretizou: Angelo e Irene irão por dois anos a Burundi, onde concluirão sua formação
 e provavelmente pronunciarão seu Ato de Dedicação (pertença definitiva) à CMB.

Publicado em 27/09/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês