Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/9/2011 - RMG - O Reitor Mor se reúne com os missionários
Fotos do artigo -RMG –  O REITOR MOR SE REÚNE COM OS MISSIONÁRIOS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Na manhã de ontem, 12 de setembro, Pe. Pascual Chávez saudou os participantes do curso para os missionários que receberão o mandado oficial no próximo 25 de setembro, em Turim, da 142ª expedição. No encontro, o Reitor Mor recordou a importância de cultivar a espiritualidade pessoal e de ter Deus no centro da própria atividade missionária.

Foi  cordial e sincero o encontro entre o Reitor Mor e os missionários, reunidos na Casa Generalícia da Pisana, para o curso organizado pelo Dicastério das Missões. Pe. Chávez se preocupou em instruir paternamente os missionários participantes do curso – 30 salesianos e 7 Irmãs da Caridade de Jesus – que por sua vez aproveitaram da presença do Reitor Mor para esclarecer suas inquietações.

O encontro teve início de modo festivo: três missionários vietnamitas acolheram, á entrada, o Reitor Mor com a característica da “dança do leão”; sucessivamente o estudante salesiano Suresh Ekka, em nome de todos, agradeceu ao Pe. Chávez ter aceitado sua oferta missionária; depois todo o grupo cantou uma peça com a qual manifestavam a própria disponibilidade em seguir a vontade de Deus.

Também o Reitor Mor antes de tudo fez seus agradecimentos, dirigidos às Inspetorias que,embora todas necessitadas de irmãos, deixaram livres os próprios membros para seguir a sua vocação missionária: “Estou certo de que Deus recompensará a sua generosidade, com mais irmãos, salesianos e missionários”. A intervenção do Reitor Mor prosseguiu com referência à Carta “Discípulos e apóstolos do Ressuscitado”, - que se encontra nos ACG 410 – documento que junto com a última carta “A inculturação do Carisma Salesiano” (ACG 411) aborda de forma específica o tema missionário em chave salesiana.

Pe. Chávez recordou a figura de Dom Bosco. Se bem que animador infatigável, Dom Bosco hauria sua energia da espiritualidade e do encontro quotidiano com o Senhor: “Não há nada de mais importante para um missionário do que lembrar a ligação entre espiritualidade e missão”; “se Deus não é o centro da vossa vida espiritual não podereis contar com as energias que vêm d’Ele” – disse o Reitor Mor.

Outro tema abordado foi a questão da enfermidade: às vezes o sofrimento humano pode causar um choque e desencorajar até religiosos de fé sólida. Mas o missionário, reforçou o Reitor Mor, não é só um filantropo ou um ou um promotor social, é alguém que oferece a “Salvação de Jesus”; por isto, “não se pode ser missionário sem levar a Cruz de Cristo”.

Para resistir às dificuldades Pe. Chávez aconselhou conhecer-se em profundidade, “Chegar até ao extremo, não do mundo, mas de si mesmo”; e de dedicar-se integralmente e sem meias medidas “não se pode caminhar sobre duas estradas”. Também o tema da solidão do missionário não foi ignorado pelo Reitor Mor, que  recordou a promessa de Jesus aos apóstolos: “Eis que eu estou convosco todos os dias”.

Terminada a sua fala, Pe. Chávez respondeu às dúvidas dos missionários: recordou a importância de criar um ambiente acolhedor na comunidade, autêntico elemento profético no mundo moderno; e falou da exigência de modelar a evangelização e o anúncio aos contextos nos quais se trabalha.

O encontro terminou com a entrega de uma medalha aos jovens missionários, prelúdio da entrega do Crucifixo missionário que será no dia 25 de setembro próximo, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim.

Publicado em 13/09/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês