Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/9/2011 - Chile - Comunicar com um rosto salesiano a partir de uma estrutura organizada
Fotos do artigo -CHILE – COMUNICAR COM UM ROSTO SALESIANO A PARTIR DE UMA  ESTRUTURA ORGANIZADA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Santiago) – Quarta-feira, 31 de agosto, os 50 comunicadores das obras salesianas e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora do Chile viveram um intenso primeiro dia de trabalho, numa jornada formativa definida de “histórica” pelo seu caráter de conjunto, na casa de retiro Instituto “Los Domínicos” de Santiago. A comunicação Social e a Espiritualidade Salesiana e a Realização de Projetos dentro  do Sistema de Gestão Policelular foram os temas tratados.

O Delegado Inspetorial para as Comunicações, pe. Juan Bustamante, quart-feira, inaugurou os trabalhos, servindo-se também de projeções sobre  a identidade, a espiritualidade e  sobre aquilo que significa ser comunicador salesiano.  Aprofundou sete características próprias do Carisma Salesiano, como a caridade pastoral, a graça da unidade, o estilo de oração, a missão juvenil popular, o otimismo e a alegria, o trabalho e a temperança e o sentido de Igreja.

Na sua intervenção, o Delegado Inspetorial sustentou que o principal desafio dos comunicadores salesianos é o de  comunicar a Boa Notícia (Evangelho) num contexto no qual as informações que predominam são geralmente as de caráter negativo. “Todos somos educadores e comunicadores, e a partir da comunicação, devemos estimular as capacidades dos jovens. A comunicação tem a ver com a nossa espiritualidade. É este um grande desafio. Somos missionários dos jovens”, sublinhou pe. Bustamante.

À tarde, Sérgio Barahona,  que faz parte do Departamento da Educação, aprofundou o tema da elaboração de projetos no contexto do modelo de gestão “Policelular”, predominante nas obras dos salesianos e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Na rica troca de opiniões entre os participantes, emergiu a necessidade de estabelecer papéis, funções e competências dos coordenadores da Área da Comunicação das escolas e a necessidade de um Plano de Melhoramento das área, como resposta às perguntas das instituições que controlam para conferir o Certificado de  Qualidade na Gestão Escolar.

Barahona fez conhecer, além do mais, aspectos chaves como a organização da Área das Comunicações, sublinhando que “ os nossos clientes principais são os jovens, por isto falamos de protagonismo juvenil. Numa comunidade educativa pastoral (que educa e evangeliza), deve predominar uma estrutura que organiza a comunidade para o bem dos jovens e das suas famílias”.

Além disto, insistiu sobre a importância de responder às perguntas “ Por que comunicar?” O que  comunicar? Como comunciar? Quando comunicar?” no momento em que se quer elaborar um projeto de melhoramento da área. “Deve-se olhar o futuro,definindo um conjunto de ações das  quais participa um grupo de trabalho que nos faça caminhar para a  realização  da missão e da visão de nossa obra. A  coisa pior é o imobilismo”.

A jornada se concluiu com a boa-noite do Inspetor, pe. Leonardo Santibáñez, que sublinhou que os comunicadores salesianos devem ser portadores e porta-vozes de boas notícias. Definiu de “história” a Jornada no Contexto da Inspetoria,  tendo em vista a sua realização, pela primeira vez, “em conjunto”. Recordou a exortação do Reitor Mor, pe. Pascual Chávez, que convida a assumir  qualquer lugar que seja no qual se encontram jovens necessitados, como lugar no qual deve estar a ?Família Salesiana e onde a comunicação deve ocupar um lugar muito importante.

Publicado em 2/09/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês