Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/8/2011 - Espanha - A JMJ no projeto pastoral salesiano da Espanha
Fotos do artigo -ESPANHA – A JMJ NO PROJETO PASTORAL SALESIANO DA ESPANHA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Madri) – Concluída a Jornada é hora da reflexão sobre quanto se viveu naqueles dias. A Família Salesiana, em particular em Madri, está muito satisfeita com o andamento da JMJ e apreciou muito a participação dos jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) neste grandioso encontro da Igreja.

Segundo o pe. Rosendo Soler, Delegado Nacional para a pastoral juvenil salesiana, “depois da experiência da JMJ, temos necessidade de nos dar um pouco de tempo para assimilar o que aconteceu: nós a vivemos tão intensamente que é necessário descansar um pouco, mas sem esquecê-la.

“É tempo” – prossegue pe. Soler – “de conferir o resultado de tudo: as mensagens do Papa, as respostas dos jovens a quanto viram, quanto foi realizado como MJS...” . Conclusões necessárias para “alimentar o fogo interior dos jovens, dos Salesianos, das comunidades educativas que participaram; para iluminar a pastoral juvenil com novidade e perspectivas novas, aprendendo de tudo aquilo que foi visto e corrigindo os erros”.
 
AStravés do Movimento Juvenil Salesiano, participaram cerca de 8.000 jovens, 6500 dos quais foram acolhidos nos 17 centros juvenis dos Salesianos e das FMA de Madri. Isto requereu uma importante contribuição da parte de voluntários, animadores, educadores, Salesianos e FMA e membros de outros grupos da Família Salesiana para receber e acompanhar um número tão amplo de jovens. Um esforço de trabalho que se concretizou em centenas de detalhes a ter sob controle e, além disto, o gasto referente às necessidades.

Empenho pastoral, encontros, trabalho e gestão econômica que tiveram como clímax a festa do Movimento Juvenil Salesiano de Atocha, do qual participaram cerca de 8000 jovens. Naquele dia – quarta-feira, 17 de agosto – houve primeiro uma festa dos jovens (17,00 – 20,30h) e depois, até às 23,00h, uma vigília de oração e de adoração  na qual intervieram também o Reitor Mor dos Salesianos e a Madre Geral das FMA.

Em consideração a quanto foi experimentado nos dias da JMJ, pe. Soler sugere “ir em frente no relacionamento e na colaboração com a Igreja local e diocesana, com a Família Salesiana e com os outros grupos no tema da Pastoral juvenil. É necessário” – prossegue – “articular o MJS com mais energia e mais conteúdos. Vimos que funcionaram a sua nova imagem e o convite para a festa do dia 17 de agosto. Não podemos desperdiçar este investimento de visibilidade, a fim de que seja um movimento capaz de unir todos os grupos do MJS ao redor da espiritualidade salesiana”.

Abre-se agora, segundo pe. Soler, um tempo para “refletir e integrar a JMJ no projeto pastoral salesiano da Espanha”.

Publicado em 25/08/2011 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês