Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

9/8/2011 - Brasil - I Forum Salesiano de Educação e Comunicação
Fotos do artigo -BRASIL – I FORUM SALESIANO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

(ANS – Recife) – De 04 a 06 de agosto a Inspetoria Salesiana do Nordeste (BRE), em parceria com o Instituto Salesiano de Filosofia, promoveu o I Fórum Salesiano de Educação e Comunicação, com a temática geral: “A internet como espaço de produção de sentido”.

O evento pretendeu pautar o que a congregação, a Igreja e toda sociedade, especialmente comunicadores e educadores vem refletindo na contemporaneidade, numa abordagem mais crítica e consciente da relação dos sujeitos e grupos sociais com os meios de comunicação, que vai além do estabelecimento de normas para uso das tecnologias e da alfabetização midiática.

Participaram 70 pessoas, incluindo todos os pré-noviços e pós-noviços salesianos da inspetoria. Durante o evento aconteceram mesas redondas, workshops, cine fórum e reunião inspetorial de Comunicação.

A primeira mesa redonda pautou a falta de acesso à banda larga em Brasil,  que ainda é cara, ruim e não está presente na maioria dos lares. O jornalista Pedro Caribé, do Coletivo Intervozes e da Campanha “Banda Larga é um Direito seu” e o professor do INSAF, Afonso Chaves, motivaram as relflexões. A Coordenadora de comunicação da Inspetoria e mediadora da mesa, Jakeline Lira, pontuou sobre  a escolha temática: “No sistema preventivo valorizamos muito o“pátio” e na sua atualização, também os ‘novos pátios’. Compreendendo sua importância no desenvolvimento da sociedade e dos jovens, não poderíamos deixar de pautar o grande deficit de acesso ao serviço de banda larga que tem o nosso país e refletir sobre nossa atuação diante dessa realidade. Inclusive o acesso à Banda Larga é uma das grandes pautas reinvidicatórias dos jovens na preparação da 2ª Conferência Nacional de Juventude, visto inclusive como um direito. E nós, salesianos ou educadores ou jovens, não podemos ficar alheios às discussões da sociedade”.

A mesa redonda mais comentada  e elogiada foi a do segundo dia – sexta dia 05 – com o tema geral “Comunicação e educação em tempos de cibercultura”,  que contou com o salesiano Pe. Gildásio Mendes, membro da Consulta mundial  para comunicação da congregação e  com a jornalista e professora universitária Andrea Trigueiro.

Na tarde do mesmo dia, o grupo ficou distribuído em 5 workshops segundo seu tema de interesse: Ensinar e aprender na era da internet -Uso das TICs; Evangelizar com linguagens e ferramentas do mundo digital; Midia Sonora em tempos de convergência, Linguagem audiovisual na era digital e Estratégias de comunicação e mobilização juvenil a partir do uso da internet e das novas tecnologias.

O último dia do evento foi dedicado aos representantes da comunicação e mais alguns convidados das Casas Salesianas, para discutir a realidade local e apresentar um pouco do Sistema Salesiano de Comunicação Social, com intuito de se iniciar o processo de construção do PICS (Projeto Inspetoria lde Comunicação Social). Enquanto isto, os pós-noviços e  pré-noviços realizaram o cine fórum com filme “5x favela: agora por nós mesmos”

Guilherme Barbosa, assessor de comunicação da Inspetoria de Belo Horizonte (BBH), que veio a Recife especialmente participar do evento elogiou muito a iniciativa e também observou: “além da formação, o fórum possibilitou também uma interação e integração dos participantes, principalmente daqueles envolvidos nas obras salesianas. Assim, pode-se compartilhar os problemas vividos por cada instituição, discutir ideias e soluções de uma maneira colaborativa”. Também o Pe. Gildásio Mendes (BCG) afirmou ter gostado do clima participativo e sugeriu que a ideia se expandisse para outras inspetorias. “ É critico e necessária a formação dos salesianos e leigos para a nova cultura midiática”, afirmou.

Segundo a organização do evento, o blog do Fórum continuará no ar como espaço para buscar subsídios e rever fotos, videos e textos do evento, que continuam sendo postados.

Publicado em 9/08/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês