Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/7/2011 - Índia - Mais de 10 000 acolhem a Urna de Dom Bosco em Orissa
Fotos do artigo -ÍNDIA – MAIS DE 10 000 ACOLHEM A URNA DE DOM BOSCO EM ORISSA
(ANS – Kuarmunda) – Depois de 18 horas de viagem, de Calcutá a Kuarmunda, passando por Bengala Ocidental e Jharkhand, a urna contendo uma Relíquia «insigne» de Dom Bosco, chegou ao povoado de Kuarmunda, no distrito de Sundargarh, primeira presença histórica dos salesianos no Estado de Orissa. Concluída a peregrinação na Inspetoria de Calcutá, a urna inicia agora a sua peregrinação pela Inspetoria Jesus Bom Pastor, de Nova Délhi (INN).

Na última etapa da peregrinação na Inspetoria de Calcutá, antes de iniciar sua viagem a Kuarmunda, houve uma velada de oração noturna, feita no Centro inspetorial ‘Don Bosco Nitika’. A seguir, um grupo de salesianos, o Inspetor de Calcutá, P. Thomas Ellicherail, à frente, acompanhou a urna até a entrega à inspetoria de Nova Délhi.

A pequena localidade de Kuarmunda estava repleta de fiéis, amigos de Dom Bosco, curiosos e gente de toda crença. Uma autêntica maré de gente que desejava ver, tocar a urna, rezar ao Santo dos Jovens e ser por ele abençoados. Não foi fácil à polícia e aos voluntários garantir a segurança: as estimativas falam de perto de 10 mil pessoas.

Umas cinquenta motos escoltaram a condução que levava a urna até a Casa salesiana. A comissão de honra que acolheu a urna se compunha do Inspetor da INN, P. Michael Peedikayil; do P. Alphonse Bilung; do Bispo emérito da Diocese de Rourkela; e do atual Vigário geral diocesano, P. Pradeep Kujur.

Ao longo das ruas de Kuarmunda, crianças, adolescentes, jovens, adultos e tocadores de tambores, precediam a viatura com a urna, exibindo-se com danças e cantos, manifestações de fé, de devoção, de respeito, de muita alegria. O percurso – cerca de dois quilômetros - foi uma manifestação de verdadeira e profunda religiosidade popular.

Chegando à Casa salesiana, a urna foi exposta à veneração do povo. Sucederam-se serviços de oração, discursos, a Eucaristia, uma vigília noturna durante a qual o povo teve a oportunidade desfilar perante a urna e apresentar as próprias intenções ao Santo dos Jovens.

O Diretor, P. Charles Lobo, e os salesianos da comunidade de Kuarmunda trabalharam muito para preparar a chegada da urna e orientar os tantos fiéis reunidos, garantindo a todos clima favorável à oração. Perto de três mil pessoas passaram a noite no pátio, à espera da manhã para poder ver mais uma vez o semblante de Dom Bosco.

Kuarmunda, primeira obra salesiana no Estado de Orissa, iniciou em 1988. Oferece hoje variados serviços pastorais e educativos ao território: paróquia, centro de formação ao trabalho, internato para adolescentes e jovens. Não só em Kuarmunda os salesianos estão presentes: também em Jharsuguda e em Muniguda, presença esta dependente da Inspetoria de Hyderabad.

A peregrinação da urna à Inspetoria INN terminará no dia 3 de agosto. Em YouTube de INN estão disponíveis curtos vídeos sobre as várias etapas, inclusive dois sobre a recepção da Urna em Kuarmunda A - B.

Publicado em 29/07/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês