Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/7/2011 - Brasil - Rádio Dom Bosco no 7º MUTICOM do Rio de Janeiro
Fotos do artigo -BRASIL – RÁDIO DOM BOSCO NO 7º MUTICOM DO RIO DE JANEIRO
(ANS - Rio de Janeiro) – De 17 a 22 de julho, na Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro (PUC/RJ), realizou-se a 7ª edição do ‘Mutirão Brasileiro de Comunicação - Muticom 2011’. Do encontro participaram os principais responsáveis da comunicação social da Igreja, no Brasil. Estiveram presentes comunicadores, professores, responsáveis pastorais da comunicação e também estudantes de comunicação. Vários os salesianos e seus colaboradores que participaram do encontro.

A temática do evento foi refletir sobre a comunicação e sua relação com a vida cotidiana e suas expressões culturais contemporâneas, sempre na perspectiva de partilhar a comunicação na Igreja. Sobre esse tema falou o professor da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, Mons. Dario Viganó, afirmando com insistência que “as relações sociais orientam o desenvolvimento dos meios de comunicação e a mídia redefine as possibilidades e modalidades das relações sociais”.

A programação do evento foi organizada em três blocos: pela manhã, uma mesa redonda, seguida de debate; à tarde, oficinas e visitas guiadas; e à noite, apresentações artístico-culturais, bem como a entrega de prêmios de comunicação, da CNBB.
A participação dos representantes da Rádio Dom Bosco se deu no dia 19 de julho, inicialmente na reunião da SIGNIS/Brasil – Associação Católica de Comunicação, entidade internacional – que reúne meios de comunicação católicos de todo o país, atualmente dirigida pela Irmã Helena Corazza. Em tal reunião, a Rádio FM Dom Bosco – como mais nova associada à Rede Católica de Rádio-SIGNIS – foi institucionalmente apresentada por Marcos Vasconcelos, Diretor Executivo, que falou sobre os aspectos organizacionais e projetos de futuro, e, no que diz respeito à programação, por Jocasta Pimentel, produtora e jornalista, que apresentou a proposta de trabalho da emissora.
Comentou Vasconcelos: “A direção da SIGNIS/Brasil nos acolheu de forma surpreendente, pois também ficou clara a idéia de que somos uma rádio que está à disposição da Igreja no Brasil e queremos colaborar nesse significativo processo”.
Houve ainda na reunião da SIGNIS um momento importante de condução dos trabalhos da entidade no Brasil: foram definidos dois desafios a serem trabalhados – a articulação da celebração dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e a expectativa em torno da articulação junto à Frente Parlamentar para a Democratização da Comunicação, no Congresso Nacional Ficou definido que grupos de trabalho serão criados e outros mecanismos executados para atingir os objetivos desejados –.
Segundo o Presidente da RCR (Rede Católica de Rádios), Frei João Romanini, “a participação da Rádio Dom Bosco foi importante pelas sugestões de como os trabalhos deveriam ser conduzidos, através da visão de projetos, da formação de grupos, dos conteúdos”.
A Radio Dom Bosco, graças ao trabalho da delegação no Rio de Janeiro, deu para seus ouvintes espaço a atualizações mediante flashes ao vivo feitos diariamente em dois horários, inclusive com entrevistas com personalidades que passaram pelo Muticom 2011.

Aproveitando a presença dos mais diferentes meios de comunicação que atuam na Igreja, o representante da Rádio Dom Bosco fez contatos para parcerias, distribuição, envio de conteúdos, formação profissional.

A Radio Dom Bosco, sediada na obra salesiana de Fortaleza (BRE), atinge todos os dias mais de 300 mil ouvintes.

Publicado em 27/07/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês