Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/7/2011 - Índia - Dom Bosco volta a visitar presos
Fotos do artigo -ÍNDIA – DOM BOSCO VOLTA A VISITAR PRESOS
(ANS – Berhampore) – A conhecida frase de Dom Bosco – “Em cada um dos jovens, também no mais infeliz, há sempre um ponto acessível ao bem” – encontrou uma sua atuação durante a peregrinação da sua urna à Inspetoria de Calcutá: a relíquia do santo turinês foi levada à prisão de Berhampore. Dom Bosco voltou a ‘visitar’ detentos como fez nos inícios do seu ministério em Turim.

Sábado, 9 de julho, logo no início da tarde, a urna de Dom Bosco ingressou no cárcere de Berhampore, no estado de Bengala Ocidental. Acompanhavam-na o P. Thomas Ellicherail, Inspetor da Índia-Calcutá; o P. Albert Thottunkal, Diretor da Obra salesiana ‘Dom Bosco Yuva Jyoti’; o P. Scaria Nedumattathil, Encarregado da Pastoral carcerária; e o P. Francis Thathenkery, Vice-Encarregado.

Uma vez cumpridas as formalidades necessárias, registro dos nomes dos acompanhantes, etc., a urna fez seu ingresso seguida por uma trupe de vídeo e pelas autoridades carcerárias. A primeira homenagem à relíquia foi prestada pela “Don Bosco Band”, da mesma prisão, formada por detentos que aprenderam a tocar graças ao empenho da Equipe salesiana de Pastoral.

Sucessivamente, de modo solene, foi acesa uma grande lâmpada a óleo, enquanto alguns jovens da seção de menores entoavam cantos em honra do santo. À cerimônia estava presente também o Vice-Inspetor Geral das Prisões, Biplob Dasgupta; Binod Kumar Singh, Chefe de controle, e seu Vice, Navin Kumar Kujur.

O momento mais tocante da visita foi quando Budhudev Mete, um dos detentos, apresentou um canto composto por ele para a ocasião: acompanhava-lhe o canto, com um ‘tabla’ (tambor indiano), um outro detento, Kausik Chatterjee, enquanto todos os demais presos invocavam e rezavam a Dom Bosco.

Dirigindo-se aos presos o P. Ellicherail recordou-lhes: “Dom Bosco foi uma pessoa que urgia pela causa da justiça e que ideou um sistema educativo, para que nenhum jovem devesse nunca ser levado a uma prisão”.

Terminada a breve visita de uns 40 minutos, a urna de Dom Bosco foi transportada à Paróquia salesiana da cidade, onde Dom Joseph Gomes, bispo de Krishnagar, presidiu a missa, concelebrada com mais dez sacerdotes. Apesar do pouco tempo que Dom Bosco lhes pôde dedicar, os presos ficaram muito felizes pela possibilidade de encontrar-se com Dom Bosco na sua própria casa de detenção.

Publicado em 13/07/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês