Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/7/2011 - Espanha - Verão: tempo de missão
Fotos do artigo -ESPANHA – VERÃO: TEMPO DE MISSÃO
(ANS – Cádis) – Durante o verão muitas organizações e entidades de voluntariado promovem experiências de vida missionária. Cinco jovens voluntários da ongue Solidariedade Dom Bosco aceitaram o desafio de nos próximos dias partir como missionários para o Togo, África, pelo espaço de um mês.

Almudena Gallardo, Paco Rendón, María José Campaña, Inma Marín e Mario García são os cinco jovens que há já nove meses se estão preparando para o trabalho de animadores voluntários na obra salesiana “Foyer Immaculé”, de Kara, dedicada ao acolhimento e recuperação de meninos de rua. Na tarde de sábado, 2 de julho – fala o cotidiano “A Voz Digital`” – eles apresentaram no Instituto salesiano, de Cádis, a finalidade e o programa dessa sua expedição missionária.

“O objetivo – explicou Paco Rendón – é oferecer a nossa colaboração aos agentes permanentes da comunidade Kara”. Para fazê-lo, os cinco voluntários tiveram de submeter-se a várias vacinas, aperfeiçoar o conhecimento do francês, preparar-se para esquecer as comodidades habituais, estar prontos para suportar o impacto da realidade dos meninos de rua.

A experiência dos voluntários começará no próximo dia 15 de julho com uma viagem até Casablanca, no Marrocos. De ali seguirão para o Togo, chegando a seguir até  Kara. Aí os voluntários se ocuparão principalmente em colaborar nos laboratórios/oficinas e nas atividades esportivas: uma tarefa não tão difícil para os cinco voluntários, já ligados como estão ao Instituto salesiano S. Inácio, de Cádis, e ao centro de Campano. A parte mais difícil será o contexto. “Sabemos que não poderemos mudar a realidade que vemos. Recomendaram-nos ‘digerir’ bem a experiência, porque se trata de um choque bastante significativo” – declarou Mario García.

A expedição missionária possui também a finalidade de retomar um tradicional ‘gemellaggio’, ou `coirmandade`, existente entre as obras salesianas de Cádis e de Kara, que nos últimos anos se fora esmaecendo. A esperança da comunidade salesiana espanhola é também poder reprisar nos próximos anos a mesma experiência. “Nós somos a vanguarda!” – disse entusiastamente Almudena Gallardo.

A experiência de voluntariado não dará seus frutos somente no mês de permanência no Togo. “A ideia é testemunhar. Não é um trabalho que termina com o nosso retorno a Cádis” – concluiu María José Campaña.

Publicado em 07/07/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês