Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/7/2011 - Sudão - Nasce um país sob o signo da esperança
Fotos do artigo -SUDÃO – NASCE UM PAÍS SOB O SIGNO DA ESPERANÇA
(ANS – Juba) – Sábado próximo, 9 de julho de 2011, o Sudão do Sul tornar-se-á um Estado Independente – 54° do Continente Africano. A satisfação por esse evento tão longamente esperado pelo povo contrasta entretanto com a preocupação pelos conflitos, ainda abertos, nos territórios de Abyei e do Kordofan do Sul. A Igreja local e os Salesianos continuam empenhando-se por promover a paz e os valores da fraternidade entre a população.

Com quase 99% dos votos favoráveis ao referendum, processado em janeiro passado, a população do sul do Sudão decidiu dar vida a uma Nação independente. As instituições eclesiais, especialmente as católicas, que acompanharam e apoiaram a vontade de resgate do Sul, faz tempo manifestaram o desejo de pôr esta mudança epocal sob o signo da reconciliação, da unidade, da paz, de modo que a Nação que está a nascer possa encaminhar-se rumo a um futuro de desenvolvimento e de prosperidade duráveis.

Em vista da já próxima independência os bispos das sete dioceses do Sul, reunidos em maio passado em Juba, lançaram um “Programa de oração e ação” com uma Carta em que exortaram os fiéis a “forjarem uma única Nação com cada tribo, língua e povo”, na memória viva dos mártires, heróis e santos do Sudão, quais Santa Josefina Bakhita e São Daniel Comboni.

O Programa iniciou no dia 28 de maio. No centro de Juba, próxima capital, realizou-se uma procissão com orações e paradas em alguns dos lugares mais significativos da cidade. Contemporaneamente, também a comunidade salesiana de Wau, realizou uma procissão eucarística.

Paz e reconciliação estiveram no centro do dia de jejum e oração em 24 de junho, em que se invocou sobretudo a harmonia entre as tribos, também por meio de adequados rituais e símbolos. Com a festa dos SS. Pedro e Paulo, em 29 de junho, iniciou-se uma Novena sobre o tema “Jesus, pedra angular”, colocado como fundamento da nova Nação.

Depois da proclamação oficial da Independência, que será proclamada à meia-noite do dia 9 de julho, perante o Mausoléu de John Garang, em Juba, à presença de muitas Autoridades internacionais e religiosas, domingo, 10, haverá Missas de Ação de Graças em todas as Paróquias do País.

A comunidade salesiana conta já várias presenças em quatro cidades no novo Estado: Tonj, Wau, Maridi e Juba. Nesta última a missão salesiana se está desenvolvendo rapidamente. Primeiramente criou-se uma sala polivalente, onde crianças e adolescentes podem rezar, estudar, brincar; ergueu-se depois uma casa pré-fabricada onde reside a comunidade; e no dia 14 de maio, com a bênção do Arcebispo da cidade, Dom Poalino Lukudu Loro, foi inaugurada a nova escola, confiada às FMA.

Outros projetos desenvolvidos com sucesso no ano passado foram: “Programa de Educação e Paz”, curso de três semanas para estudantes e professores da escola elementar; realização de uma escola de música e de uma sala de informática para jovens.

O ecônomo do centro, P. Johnson Paulraj, prevê que se poderá abrir até o fim de 2012 os primeiros ambientes de uma escola de ensino médio.

Publicado em 07/07/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês