Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/6/2011 - RMG - A fidelidade vocacional do salesiano
Fotos do artigo -RMG – A FIDELIDADE VOCACIONAL DO SALESIANO
Fotografia disponível em Image Bank
(ANS – Roma) – É um dom que Deus concede para a salvação, a santidade e a alegria pessoal do salesiano, mas sobretudo um dom que Deus concede para o bem dos jovens e da Igreja. Assim o P. Francesco Cereda, Conselheiro Geral para a Formação, descreve a vocação à vida consagrada salesiana, numa bem articulada entrevista concedida ao Boletim Salesiano, do México.

Perguntado sobre as Orientações publicadas em Atos do Conselho Geral, n. 410, o P. Cereda delineou com precisão o sentido da “Fidelidade Vocacional” que se pede hoje ao consagrado salesiano. Em primeiro lugar o Conselheiro considera os limites da fidelidade, ou seja: as fragilidades psicológica, vocacional e formativa, que cada formador deve ter presentes para acompanhar os irmãos que lhe foram confiados.

No ano em que toda a Família Salesiana reflete sobre o sentido do “Vinde e vede”, o P. Cereda recorda outrossim como na vida consagrada se encontrem duas fidelidades: a de Deus e a do homem, chamado a desenvolver a sua própria sobre o modelo da de Deus.

A análise do Conselheiro para a Formação dá atenção também à disciplina religiosa, estreitamente relacionada com a fidelidade vocacional: “A fidelidade vocacional é a mística da vocação, enquanto que a disciplina religiosa é a sua ascética. Também neste caso, mística e ascese devem sempre ser cultivadas juntas”.

O P. Cereda relembra, por fim, como, em vista do bicentenário do nascimento de Dom Bosco, o conhecimento, o amor e a gratidão pelo seu carisma possam desempenhar um importante papel na promoção da fidelidade vocacional.

O texto completo da entrevista está disponível na seção Service, de ANS

Publicado em 17/06/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês