Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/5/2011 - Itália - Comunicação e inculturação da fé no nordeste da Índia
Fotos do artigo -ITÁLIA – COMUNICAÇÃO E INCULTURAÇÃO DA FÉ NO NORDESTE DA ÍNDIA
(ANS – Roma) – Por ocasião da sua viagem à Itália – antes a Roma para a visita “ad Limina Apostolorum”, depois ao Vêneto para homenagear a terra do missionário P. Constantino Vendrame – Dom Dominic Jala SDB, arcebispo de Shillong, deixou algumas reflexões sobre a comunicação social e a inculturação do Evangelho.

Os desafios da evangelização da sociedade moderna podem ser enfrentados com os meios que a mesma sociedades globalizada oferece. É esta uma das convicções que Dom Jala manifestou num longo artigo publicado pela agência asiática ‘UcaNews’. “Jesus empregou palavras e sinais para falar às pessoas. Os apóstolos e as gerações sucessivas utilizaram os melhores meios à disposição para evangelizar. Por que não usar o melhor do mutabilíssimo mundo da comunicação pela causa de Jesus Cristo?”

Em Shillong, sede da Arquidiocese de Dom Jala, a confiança na mídia e suas potencialidades para difundir a mensagem do Evangelho é muito arraigada, e levou também a uma positiva colaboração entre a Igreja e os leigos empenhados. Através dessa sinergia foram realizados vídeos e documentários importantes sobre temas socialmente relevantes. Um produto de excelência foi p. ex. o documentário “A Roma de S. Pedro e S. Paulo”, realizado em 2009, para 75° aniversário da Arquidiocese de Shillong, transmitido por várias televisões e apreciado também pelas comunidades evangélicas.

Outra frente a que o Bispo salesiano atribui grande importância é a inculturação do Evangelho no contexto local, sobretudo através da contribuição das artes. Por isso desde 2009 a diocese começou a contatar os artistas católicos, obtendo a colaboração de perto de cinquenta pessoas; e organizou também duas mostras de obras sobre temas bíblicos e religiosos.

“A música é outrossim muito importante – escreve Dom Jala, no artigo –. Quem quer que participe das nossas celebrações notará que a qualidade da música da Igreja tomou nova feição – mais litúrgica e mais inculturada”. O uso de instrumentos e melodias para a música sacra, que se inspiram na música tradicional ‘khási’, vai-se tornando cada vez mais comum na arquidiocese e já se imprimiu um livro de orações e cantos em língua ‘khási’ intitulado “Ka Lynti Bneng” (Caminho do céu).

Em linha com a natural tradição missionária da Igreja na Índia, muitos religiosos estão empenhados em promover e integrar as tradições musicais das tribos locais nos repertórios musicais cristãos, tendo já sido encaminhado um processo de coleta e codificação do folclore tribal e do seu uso musical. “Isso levará a dar um importante passo à frente com que inspirar uma interpretação melhor do nosso patrimônio cultural e a aliá-lo à nossa fé cristã” – concluiu Dom Jala.

Publicado em 23/05/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês