Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/5/2011 - Polônia - Encerrado processo rogatório do Servo de Deus P. Franciszek Miśka
Fotos do artigo -POLÔNIA – ENCERRADO PROCESSO ROGATÓRIO DO SERVO DE DEUS P. FRANCISZEK MIśKA
(ANS – Aleksandrów Kujawski) – Encerrou-se em solene sessão no dia 12 de maio de 2011, na Aula Magna das Escolas salesianas, de Aleksandrów Kujawski, o processo rogatório relativo à causa de martírio do Servo de Deus (SdeD) P. Franciszek Miśka SDB, que foi diretor do Pequeno Seminário dos “Filhos de Maria”, em Ląd, nos anos de 1936-1942, internato no campo de concentração de Dachau, onde morreu por sevícias e maus-tratos, no dia 30 de maio de 1942.

A cerimônia de encerramento foi presidida por Dom Wiesław Luigi Mering, bispo diocesano de Włocławek. Estavam presentes o Inspetor, P. Marek Chmielewski; o vice-postulador, P. Jarosław Wąsowicz; salesianos; e os jovens alunos do ginásio e do liceu salesiano.

O P. Franciszek Miśka pertence ao grupo dos mártires da Segunda Guerra Mundial e o seu processo foi oficialmente aberto no dia 28 de fevereiro de 2004, em Ląd. O grupo da diocese de Pelplin foi agregado a outros – religiosos/as e leigos/as cristãs/ãos – que sofreram o martírio durante a Segunda Guerra Mundial. O título oficial do Processo tomou o nome de “PELPLINEN. Beatificationis seu Declarationis Martyrii Servorum Dei HENRICI SZUMAN Sacerdotis Dioecesani Et CXXI SOCIORUM Sacerdotum Dioecesanorum, Religiosorum et Religiosarum Christifidelium Laicorum et Laicarum In odium Fidei, uti fertur, interfectorum”.

A celebração em Aleksandrów iniciou com um momento de oração. A seguir o postulador, P. Jarosław Wąsowicz, depois de breve saudação, apresentou a figura do SdeD e os trabalhos levados a termo pelo Tribunal Rogatório. Em seguida o Prof. P. Henryk Stawniak, como delegado do bispo para o processo do P. F. Miśka, conduziu a última sessão e, juntamente com o bispo, controlou os documentos do processo (‘Transunto’ e Exemplar Público) em que se apuseram os sinetes e assinaturas. O ‘Transunto’ foi transferido a Pelplin.

O P. Marek Chmielewski, Inspetor da Inspetoria salesiana de S. Adalberto, agradeceu a Dom Wiesław Mering pelo consentimento de agregar o processo do P. Miśka à sua diocese e anunciou que num futuro próximo será avaliada a possibilidade de iniciar o processo canônico para outros cinco salesianos, de Rumia, martirizados no início da Segunda Guerra Mundial, em Aleksandrów Kujawski, e também do P. Franciszek Strzygłowski, grande benfeitor dos salesianos, morto pela Gestapo, em julho de 1941, em Gniezno.

No dia 24 de maio de 2011 dar-se-á o encerramento do processo de todo o grupo de mártires. Do grupo fazem parte também o P. Jan Swierc e Sete Companheiros, da Inspetoria salesiana de Cracóvia, martirizados em Auschwitz.

Publicado em 19/05/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês