Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/5/2011 - Índia - Jovens vulneráveis exigem instrução
Fotos do artigo -ÍNDIA – JOVENS VULNERÁVEIS EXIGEM INSTRUÇÃO
(ANS – Chamrajpet) – De 7 a 9 de maio decorreu, na Escola ‘St. Joseph’, de Chamrajpet, Inspetoria da Índia-Bangalore, a 3ª reunião dos jovens em estado de vulnerabilidade, acolhidos nos centros salesianos da região do Karnataka. O encontro evidenciou o potencial educativo desses mesmos jovens, relativamente à Sociedade.

Do encontro, que na língua local recebe o nome de “Yuvaspandhana”, participaram cerca de 500 jovens periclitantes, acompanhados por 86 formadores, vindos de 14 centros salesianos atuantes na região.

“Caríssimos jovens, vós sois como estrelas do céu pisando o chão da terra” – disse na abertura do encontro o P. Michael Konnanickatt, salesiano que opera no centro de Yadagiri-Badir. Um gesto simbólico representou o poder iluminante da instrução: a cada jovens foi entregue uma chama ardente.

Na ocasião falou também o Sen. K. H. Muniyappa, Ministro das Ferrovias, da Índia, que sublinhou a grande qualidade e a importância do empenho dos Salesianos na Índia, comparando o seu esforço ao de dois personagens muito amados em todo o país: Gandhi e Madre Teresa de Calcutá. O Ministro prometeu além disso um apoio, ativo e concreto, aos salesianos, a fim de que continuem com as suas atividades em favor das crianças e dos jovens, em estado de vulnerabilidade.

“Embora periclitantes, todas essas crianças e jovens são dotados de talentos; e a Sociedade Salesiana está prestando não só um nobre mas também um necessário serviço, com que fazer emergir o melhor de cada um deles” – acrescentou o Sen. Ayyappa Ias, vice-commissário do Distrito urbano de Bangalore.

Entre as atividades dos dias alternaram-se momentos de oração com espetáculos que estimularam o protagonismo juvenil. Enfim os jovens realizaram uma passeata ‘pelo direito de estudar’, cortejo que partiu da escola salesiana e chegou à Secretaria do Vice-Diretor da Instrução Pública, de Bangalore. Aos funcionários da Secretaria foi também entregue um memorandum, pedindo a instrução gratuita e obrigatória para todas as crianças e jovens abaixo de 18 anos. Após o cortejo, seguiu-se um debate sobre o direito ao estudo, animado pelo salesiano P. George Kollashany.

Publicado em 11/05/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês