Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/4/2011 - Malta - Um curta salesiano no Festival de Cannes
Fotos do artigo -MALTA – UM CURTA SALESIANO NO FESTIVAL DE CANNES
(ANS – Sliema) – Da 64ª edição do Festival de Cannes, que se abrirá no próximo dia 11 de maio, na seção dos curtas-metragens, participará também “Stembah!”, obra-prima dos jovens do centro de produção “BOSCOcrew”, de Malta.

Depois de ter sido colocado entre os três melhores programas sócio-religiosos transmitidos pela televisão maltesa, o curta “Stembah!” (“Acorda!”), suscitou o interesse também dos organizadores do Festival de Cannes, que o inseriram na lista dos filmes em concurso da seção.

Filmado em Senglea, junto ao “Mount Carmel Hospital” e em algumas residências particulares, o curta foi realizado pelo centro de produção salesiano “BOSCOcrew” (BOSCOequipe), com a colaboração dos Salesianos de Turim, que proporcionaram alguma instrumentação profissional. “Stembah!” representa a obra prima do diretor James Spiteri, jovem de 21 anos, e o primeiro curta-metragem também para a mesma ‘BOSCOcrew’, instituição salesiana que possibilita aos jovens malteses acima dos 15 anos crescerem e aprofundarem as suas próprias habilidades cinematográficas.

“Stembah!”, pensado para ser projetado nas escolas e estimular o debate sobre a aflitiva problemática juvenil, apresenta algumas situações de solidão infantil que surgem quando, nas famílias, há pessoas com distúrbios mentais. “Baseia-se em histórias verdadeiras de nosso conhecimento; e o tema principal é que se não enfrentarmos os problemas do nosso passado, esses não deixarão de voltar e tornar a molestar-nos – disse o P. Eric Cachia, responsável pela ‘BOSCOcrew’, ao “Times of Malta” –. Mas há também a ideia da família, porque naturalmente uma pessoa que vive uma fratura em família será influenciado em seus problemas emotivos e psicológicos” – acrescentou o salesiano.

A inserção entre os curtas do Festival de Cannes aumenta notavelmente as possibilidades de o curta ser selecionado para ulteriores festivais internacionais e ao tempo mesmo está expondo o talento e as ideias dos jovens da ‘BOSCOcrew’ a novas potenciais parcerias e distribuidores. Seja qual for a sua sorte no Festival, o P. Cachia já considera o filme vencedor: “Em primeiro lugar colocamos a juro os talentos dos jovens; depois, durante a realização, descobrimos que através desse meio podemos chegar a crianças e a jovens que doutra forma nunca se haveriam de interessar por semelhantes discussões ou pela Igreja”.

O centro ‘BOSCOcrew’ tem a intenção de apresentar “Stenbah!” também em outros festivais. E já conta com mais dois outros curtas-metragens.

Publicado em 26/04/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês