Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/3/2011 - Tailândia - A Região Ásia Leste-Oceânia entre desafios e futuro
Fotos do artigo -TAILÂNDIA – A REGIÃO ÁSIA LESTE-OCEÂNIA ENTRE DESAFIOS E FUTURO
(ANS - Hua Hin) – Sábado, 12 de março, concluiu-se a Visita de Conjunto à Região Ásia Leste-Oceânia. O Reitor-Mor convida a aceitar e vencer os desafios colocados pela crise econômica, pela realidade sociocultural-religiosa dessa área caracterizada pela pluralidade.

O P. Pascual Chávez, falando aos Inspetores e aos membros dos Conselhos, iniciou a sua exposição citando o artigo 3 das Constituições salesianas no qual se descrevem os traços característicos da identidade e da missão salesiana a serem considerados principalmente para o renovamento das Inspetorias e das comunidades locais. Passo necessário, indicou o IX Sucessor de Dom Bosco, é a compreensão das mudanças que em nível mundial caracterizam também a vida religiosa e salesiana e que colocam novos desafios culturais, religiosos, institucionais e pessoais.

A pós-modernidade, a inculturação, a interculturalidade, a secularização e o secularismo são os principais desafios culturais. A pós-modernidade, com os seus aspectos positivos e negativos, refere-se também a essa região. O Reitor-Mor pediu um equilíbrio entre a inculturação e a interculturalidade, porque a fé se torna percebida através dos olhos da própria cultura. A secularização, fenômeno que de per si não é nem negativo nem positivo, com frequência degenera em secularismo. Esse risco, recordou o Reitor-Mor, pode envolver mais aos mesmos salesianos que aos próprios muitos povos profundamente religiosos da região.

Num contexto multi-religioso os desafios a serem vencidos são a evangelização, chamada a encontrar novas modalidades de comunicação; o pluralismo, que pode ceder ao relativismo; e o diálogo inter-religioso. Há necessidade de “ministério de conciliação inteligente; somos chamados a dar razão da nossa fé nos lugares públicos”.

O P. Chávez, referindo-se ao nível institucional, exortou a um maior cuidado na formação inicial, a fim de que se evite a fragmentação e se favoreça a assimilação das linhas guias da missão salesiana. Intenso deve ser o empenho na animação e no governo das Inspetorias e das comunidades locais a fim de que se superem as possíveis resistências à mudança.

Em nível pessoal os vários desafios – como o individualismo, a pobreza, a relação afetiva e a paixão pelos jovens – devem ser vencidos reforçando e aprofundando a própria identidade de consagrados e de salesianos. Devem por isso ser cultivadas – na formação inicial e permanente - as relações interpessoais, a dimensão intelectual, a vida espiritual, a ação pastoral.

Apesar das dificuldades que os citados desafios podem colocar à ação salesiana, assiste-se na Região Ásia Leste-Oceânia a uma “primavera” da Igreja. Nos últimos 15 anos quadruplicou o número dos sacerdotes; os religiosos aumentaram 40%; as religiosas 30%; e são centenas as vocações missionárias «ad gentes».

No contexto da região o lema salesiano “Da Mihi Animas” deve ser declinado de três maneiras: através da mística, porque na geral religiosidade da área é essencial garantir uma forte experiência pessoal de Deus; através da profecia das comunidades religiosas, chamadas a viver o Evangelho como um modelo alternativo; e através do serviço, o qual, à imitação de Jesus, deve ser pelo bem dos jovens pobres e dos marginalizados.

Entre as indicações endereçadas a algumas áreas, está o conhecimento acurado de Dom Bosco; o saber reconhecer na evangelização e na promoção vocacional as “sementes do Reino” no Budismo, Confucionismo, Taoísmo, Islamismo; a pobreza como doação total de si mesmos; e a atenção à Natureza e ao uso sustentável dos recursos da terra.

Quanto à disciplina religiosa, relevando a fidelidade dos salesianos dessa região, sugeriu, para enfrentar os casos de irregularidade: constituir comunidades numericamente mais consistentes; nomear diretores salesianos que saibam animar e governar; zelar pela formação permanente e pelo acompanhamento espiritual.

Publicado em 14/03/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês