Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/9/2010 - Holanda - “Precisamos de um salesiano no meio de nós”
Fotos do artigo -HOLANDA – “PRECISAMOS DE UM SALESIANO NO MEIO DE NÓS”
(ANS – Amsterdam) – A poucos dias da 141ª Expedição Missionária, da cidade Amsterdam, no coração da rica e moderna Europa, uma comunidade de jovens voluntários lança um apelo: há necessidade de um salesiano que oriente os rapazes nas actividades de educação e evangelização. Um salesiano que saiba seguir os passos do padre Harrie Kanters, cuja vida constitui um exemplo para todos os futuros missionários.

O padre Harrie Kanters, salesiano da comunidade de Amsterdam, foi um modelo e um guia para muitos jovens holandeses. Caracterizado por um grande entusiasmo e uma profunda confiança nas gerações jovens, nos últimos 15 anos fundou e dirigiu várias associações juvenis e organizações de voluntariado – “Samen”, “DB Jonathan”, “Jongeren Op Doortocht”, “Leefgroep” e “Drugs Pastorate” – através das quais propôs a muitos jovens bem instalados na vida uma perspectiva de vida que não se esgota numa visão exclusivamente materialista.
 
“Samen”, por exemplo, é uma organização de voluntários que cuida das crianças e dos garotos da rua. Os membros da associação trabalham principalmente na educação e, depois de formados para se relacionar correctamente com as crianças e os rapazes mais desfavorecidos, partem como missionários para toda a parte do mundo:
México, Bolívia, Ecuador, Uruguay, Ghana, Serra Leoa, Kenya, Tanzania, República Democrática do Congo, Rwanda e Índia são os países em que já trabalharam.

Do seu grande amor a Dom Bosco recebia o padre Kanters o estímulo para a sua missão. Costumava, com efeito, dizer que “Dom Bosco estava tão próximo dos jovens que mesmo hoje muitos rapazes vêm ter comigo graças a ele, graças só ao seu nome”. E toda a missão do padre Kanters está contida no seu lema, típico do carisma salesiano: “Ser portador do amor de Deus aos jovens”.

Graças ao seu compromisso “pela justiça, pela paz e pela emancipação dos membros mais fracos da sociedade” em Julho do ano passado o missionário salesiano tinha recebido também um prestigiante reconhecimento por parte do Governo holandês.

O padre Kanters morreu no passado dia 26 de Julho, quando se encontrava no Uganda a acompanhar em missão um grupo de jovens voluntários. O seu serviço, numa cidade cosmopolita e multiétnica como Amsterdam, era muito valioso não só para a obra salesiana, mas para toda a comunidade urbana, dada também a escassez de sacerdotes e de religiosos de todas as congregações na região.

O grande número de voluntários e de colaboradores do padre Kanters dá continuidade ao seu compromisso em favor dos jovens e dos garotos da rua; continua também activa uma fundação que tem a finalidade de coordenar e administrar os vários projectos dirigidos pelo missionário salesiano. Mas exactamente os voluntários, ao dar-se conta da necessidade de um guia seguro das actividades, lançam um apelo e uma oração a toda a Congregação: “precisamos de um salesiano no meio de nós para orientar as obras salesianas de Amsterdam”.

Publicado em 17/09/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês