Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/9/2010 - Espanha - 8ª Reunião Conjunta de Delegados para a Pastoral Juvenil e para a Formação
Fotos do artigo -ESPANHA – 8ª REUNIÃO CONJUNTA DE DELEGADOS PARA A PASTORAL JUVENIL E PARA A FORMAÇÃO

(ANS – Madrid) – Nos dias 10 e 11 de setembro, em Madri, decorreu a 8ª reunião conjunta dos Delegados para a Pastoral Juvenil e a Formação. O encontro inseriu-se num percurso de estudo desenvolvido pelos dois Dicastérios, para aprofundar o terceiro núcleo do Capítulo Geral 26 na área da “Necessidade de uma Pastoral Vocacional”.

O encontro de Madri foi dedicado especificamente aos Delegados para a Região Europa Oeste e dele participaram 25 Delegados da Região, animados pelo P. Francesco Cereda, Conselheiro para a Formação; P. Fabio Attard, Conselheiro para a Pastoral Juvenil; P. José Miguel Núñez, Conselheiro para a Região Europa Oeste. Organizaram a reunião os salesianos da região e de modo particular o P. Rosendo Soler, Delegado Nacional para a Pastoral Juvenil.

Ponto de partida para os trabalhos da reunião foi individuado nas conclusões produzidas em precedente seminário sobre a animação vocacional, realizado pelas Inspetorias da Espanha e Portugal, em colaboração com as respectivas Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora, em fevereiro do ano passado. O trabalho da 8ª reunião, por isso, consistiu em indicar algumas prioridades de ação e sugerir as modalidades concretas de atuação.

De acordo com a mensagem enviada por Bento XVI para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2010 – “O testemunho suscita vocações” –, os Delegados reunidos indicaram exatamente a capacidade de ser testemunhas fidedignas a primeira proposta operativa. Sugeriu-se particularmente achar momentos dentro das reuniões comunitárias para a partilha da própria história vocacional e modelar os ritmos de vida nas obras, a fim de permitir um contato direto e contínuo com os jovens.

Outro ‘front’ de ação foi individuado na proposta de empenho apostólico para os jovens que frequentam as obras salesianas. As propostas de evangelização devem ser adequadas a cada situação e devem ser realizadas em colaboração com todos os agentes de pastoral, os coordenadores, os leigos das equipes formativas, os animadores e as famílias.

Grande atenção, enfim, foi dedicada ao tema do acompanhamento dos candidatos à vida consagrada, também relativa a uma promoção mais eficaz das duas formas de vocação salesiana consagrada: sacerdotal e religiosa. Relevou-se especialmente como mui frequentemente a formação vocacional dos jovens tenda a excluir ou a limitar as experiências pastorais, como se essas fossem secundárias. Para obviar a esse problema os Delegados propuseram um empenho no acompanhamento dos candidatos à vida consagrada maiormente coordenado entre os vários níveis e personalizado no candidato.

Cada Inspetoria poderá fixar um calendário de atividades para planejar e monitorar a atuação dessas propostas nos próximos anos.


Publicado em 13/09/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês