Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/9/2010 - RMG - Grupos missionários nas casas de formação
Fotos do artigo -RMG – GRUPOS MISSIONÁRIOS NAS CASAS DE FORMAÇÃO
(ANS – Roma) – De 6 de agosto a 1° de setembro o Conselheiro para as Missões, P. Václav Klement, fez uma visita de animação à Região Ásia Sul. Em nota enviada à redação de ANS, raconta a sua viagem e impressões.

Esta terceira viagem permitiu ao P. Václav Klement completar um primeiro conhecimento da Região Ásia Sul. Entre 6 de agosto e 1° de setembro, a partir de Shillong, nordeste da Índia, até Negombo, Sri Lanka, visitou sete Inspetorias na Índia – Guwahati, Bombaim, Bangalore, Oxdel, Hyderabad, Madrasta, Tiruchy, Bangalore – e a Visitadoria do Sri Lanka, reunindo-se em cada uma das quais com o Conselho inspetorial e o grupo de animação missionária inspetorial; com as 21 comunidades de formação inicial (seis aspirantados, três pré-noviciados, cinco noviciados, quatro pós-noviciados e três teologados); e com várias estações missionárias no estado de Gujarat (Inspetoria da Índia-Bombaim).

O P. Klement encontrou uma realidade missionária muito rica e dinâmica, com características e expressões próprias da cultura missionária salesiana. Cada Inspetoria está empenhada em áreas missionárias onde o trabalho de primeira evangelização demonstra maior necessidade. “O espírito de ‘passar além’ das nossas instituições educativo-pastorais caracteriza as estratégias de muitíssimas comunidades: através do trabalho nos povoados, entre os pobres das cidade, os salesianos chegam a envolver muitíssimos não-cristãos” – diz o P. Klement. Das pequenas vilas às cidade maiores, o Conselheiro para as Missões constatou a criação de centenas de grupos de auto-apoio, de “Parlamentos Juvenis” e de Secretarias para o Planejamento e o Desenvolvimento.

Muito viva e eficaz a animação missionária desenvolvida nas casas de formação, onde se ativam grupos temáticos específicos. Simples e eficazes as dinâmicas usadas pelos grupos: elaboração de uma oração pelas vocações missionárias a ser recitada uma vez por semana; a celebração de uma liturgia, servindo-se do Boletim de animação missionária “Cagliero11” para o dia das missões; o contato permanente, através de cartas e ‘imeis’, entre os jovens salesianos e os missionários oriundos da Inspetoria; a participação do Congresso missionário anual, onde são apresentadas figuras missionárias significativas (mais de 450 os exemplos nos últimos 105 anos); e a organização de tardes de animação missionária na comunidade, mediante DVDs produzidos por ‘Missões Dom Bosco’, de Turim.

Nas reuniões com as equipes de animação missionária das Inspetorias , o P. Klement tratou de temas da formação dos Delegados para a animação missionária, que deve envolver também membros da Pastoral Juvenil e da Comunicação Social; da preparação para os dias regionais de estudos missionários sobre o tema “O anúncio inicial de Jesus Cristo (agosto de 2011); do projeto “Índia Centro-Norte”, que requer a contribuição de cada Inspetoria para cobrir um território povoado por 500.000.000 de habitantes; da primeira presença em Orissa depois das ondas de perseguição anticristã de 2008; e, naturalmente, das urgências missionárias da Congregação.

Hoje são perto de 120 os salesianos da Região Ásia Sul empenhados na “missio ad gentes”, nos cinco continentes.

Publicado em 13/09/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês