Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/5/2010 - RMG - Um arquivo a serviço dos meios de comunicação social católicos
Fotos do artigo -RMG – UM ARQUIVO A SERVIÇO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CATÓLICOS
(ANS – Roma) – O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, com a Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe (CELAM) mais Signis, abriram recentemente o sítio www.intermirifica.net, um diretório digital da mídia católica de tudo o mundo.

O portal católico, dotado da arquitetura característica “wiki” do web 2.0, se configura como um instrumento graças ao qual os utentes e os profissionais dos MCS Católicos podem facilmente consultar os recursos e contribuir para a construção coletiva do Banco de dados.

Intermirifica, acessível a todos através da Internete, permite a pesquisa dos mcs católicos (rádio, televisões e casas de produção de áudio e vídeo) em todo o mundo, fazendo uma seleção no banco de dados (database) através do nome ou da posição geográfica, e fornecendo como resultado todas as informações disponíveis – telefone, endereço web e de correio eletrônico… – para contactar as redações. A fim de garantir a atualização dos dados, cada utente terá também a possibilidade de fazer os próprios comentos, e pedir ou enviar correções sobre dados fornecidos.

Finalidade precípua da iniciativa é permitir às obras católicas de comunicação contactar-se reciprocamente e prestar deste modo novas colaborações, sinergias, intercâmbios e projetos comuns.

Segundo as indicações do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, o serviço de Intermirifica está atualmente disponível em língua espanhola. Esperam-se para breve as versões em francês, inglês e português.

Para participar da atividade de Intermirifica e inserir dados no ‘database’ bastará registrar-se no sítio como utente-editor e obter a aprovação do relativo moderador para o específico grupo lingüístico. Aos moderadores, selecionados dentre os delegados nacionais das Secretarias episcopais de comunicação, dentre os delegados de Signis e dentre os de outras instituições católicas de comunicação, compete também a aceitação ou a recusa dos dados fornecidos pelos editores. A verificação continuada da validade dos dados, ao invés, é tarefa dos administradores do projeto, representados pelos organismos promotores da iniciativa.
 
O portal católico intermirifica.net, que evoca o primeiro e único documento do Concílio Vaticano II sobre o tema das comunicações sociais, nasce a serviço dos MCS Católicos, e mira tornar-se “as páginas amarelas dos meios de comunicação da Igreja”.

Para ulteriores informações está disponível um vídeo sobre a iniciativa.

Publicado em 21/05/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês