Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/5/2010 - RMG - Novos meios a serviço da Palavra
Fotos do artigo -RMG – NOVOS MEIOS A SERVIÇO DA PALAVRA
(ANS – Roma) - “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra” é o tema para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado na Solenidade da Ascensão do Senhor. O Pontífice convida os sacerdotes a serem missionários no novo continente digital. O P. Filiberto González, Conselheiro para a Comunicação Social, se dirige aos salesianos e aos educadores, relendo o tema à luz da Ascensão.

Além dos continentes geográficos, existe um “continente” novo: o Continente Digital! Não possui extensão territorial, mas abarca o mundo inteiro. Julgam os estudiosos que em breve será o continente mais povoado, frequentado sobretudo pelos jovens – seus “nativos digitais”. É um “continente” jovem pois, que não pode deixar indiferentes salesianos e educadores. Continente que não podemos ignorar nem deplorar. É uma nova era que – como diz o Papa –oferece grandes oportunidades à Igreja para levar o Evangelho àqueles que o desconhecem.

Neste continente, onde novas regras levam à busca da verdade, viceja uma nova cultura, um novo modo de relacionar-se com a natureza, com os outros, com Deus. É uma essa cultura que se desenvolve rapidamente, nos enreda. Cabe a nós optar por ser turistas ou missionários. Os turistas chegam, admiram, levam o que desejam e se vão. Os outros se sentem enviados: e ali se encarnam.

O Papa exorta os sacerdotes, neste ano a eles dedicado, a serem pastores do mundo digital. O mandato que Jesus confia aos seus discípulos antes de subir aos céus – “Ser-me-eis testemunhas até aos confins do mundo” – impele salesianos e educadores a embrenhar-se nessa “nova terra”, com autenticidade, sem se deixar acriticamente “engolir” por ela.

As primeiras testemunhas de Jesus partiram de Jerusalém e da Galileia. Somos chamados a buscar essa nova fronteira, propondo uma pastoral do mundo digital, que, como diz o Papa, é “chamada a dar atenção também a quantos não creem, a quantos estão desacorçoados e têm no coração desejos de absoluto e de verdades permanentes, visto que os novos meios permitem entrar em contato com os fiéis de toda religião, com os descrentes e as pessoas de todas as culturas”.

As primeiras testemunhas de Jesus saíram a pé, depois a cavalo, em barca, em caleça, de carro, de avião. Hoje, existe a fibra óptica, os satélites, a tecnologia digital: e há o elã missionário, o desejo de viver uma grande paixão por Deus e pela salvação dos jovens – como fez Dom Bosco. Ser fiéis ao Evangelho, à missão da Igreja e ao carisma salesiano impele-nos assim a estar presentes nesse novo continente. Façamos nosso, como exorta o Papa, o grito de São Paulo: ‘Ai de mim se não evangelizar!’ (1Cor 9,16)”.

Requer-se uma formação diversa, mais sólida, mais profunda. “A fecundidade do ministério sacerdotal – relembra o Papa – deriva antes de tudo do Cristo encontrado e ouvido na oração; anunciado com a pregação e o testemunho da vida; conhecido, amado e celebrado nos Sacramentos, sobretudo da Eucaristia e da Reconciliação”.

Assim podemos ajudar os jovens de hoje a descobrir o rosto de Cristo, conjugando o uso oportuno e competente dos meios, da linguagem, aprendida também no tempo da formação, com uma sólida preparação teológica e uma acentuada espiritualidade religiosa e/ou sacerdotal, alimentada pelo contínuo colóquio com o Senhor. Cabe a nós fazer transparecer o nosso coração de consagrados, para infundir uma alma não só no próprio empenho pastoral mas também no ininterrupto fluxo comunicativo da “rede” e das comunidades no “continente digital”.

Termino com as palavras do Papa tomadas da sua mensagem: “A vós, caríssimos Sacerdotes (religiosos, educadores), renovo o convite a colherdes com sabedoria as singulares oportunidades oferecidas pela moderna comunicação. Deus vos torne anunciadores apaixonados da Boa Nova também na nova ágora da comunicação digital”.

Publicado em 14/05/2010
comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês