Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/3/2010 - Vaticano - “Passio Christi, passio hominis”
Fotos do artigo -VATICANO – “PASSIO CHRISTI, PASSIO HOMINIS”
(ANS – Roma) – No dia 10 de abril terá início em Turim a Exposição da Síndone, a primeira do novo Milênio. É um evento que deseja ajudar o homem de hoje a renovar sua fé em Nosso Senhor e na sua misericórdia.

Ontem pela manhã, na Sala de Imprensa da Santa Sé, o P. Federico Lombardi conduziu uma entrevista coletiva de apresentação da iniciativa que terminará no dia 23 de maio próximo. Falaram o Cardeal Severino Poletto, Arcebispo de Turim e Custódio Pontifício da Síndone; o Prof. Fiorenzo Alfieri, Assessor da Cultura da Cidade de Turim e Presidente da Comissão para a Exposição da Síndone em 2010; Dom José Ghiberti, Presidente da Comissão Diocesana para a Síndone; e o Eng. Maurizio Baradello, salesiano cooperador, Diretor geral da Comissão para a Exposição.

Nos últimos anos foram melhoradas as condições de conservação e de visibilidade da Síndone. Há já dez anos que o tecido está estendido e não enrolado, e em 2002 foram removidos os «remendos» apostos pelas clarissas de Chambéry, sendo outrossim atenuados os profundos vincos que deturpavam a imagem.

O tema da exposição escolhido pelo Cardeal Poletto é “Passio Christi, passio hominis”: sublinha o liame entre a imagem sindônica, impressionante testemunho da Paixão de Nosso Senhor, e os sofrimentos dos homens de hoje, para que encontrem na Síndone uma segura referência de fé, que remete à misericórdia de Deus e ao serviço dos irmãos.

Promovem e organizam a Exposição, como já em 1998 e em 2000, a Arquidiocese de Turim em colaboração com a Prefeitura, a Província de Turim e a Região do Piemonte. A Igreja italiana e a Diocese de Turim, com as entidades estatais, puseram à disposição recursos econômicos e organizativos para dar suporte ao acontecimento. Importante o apoio oferecido pelas fundações bancárias turinesas Fundação CRT e Companhia de São Paulo.

Ao longo do percurso que os peregrinos irão fazer ser-lhes-á possível assistir a um filme de “pré-leitura” da Síndone. À saída da Catedral ao invés foi localizada a penitenciaria, com a presença de sacerdotes para atender as confissões dos fiéis em diversas línguas, e a Capela da Adoração.

Vários os eventos e as iniciativas colaterais à mostra da Síndone. No sítio www.sindone.org é possível inscrever-se para a visita e achar também informações úteis. Mais de 1.300.000 os peregrinos já inscritos; mas os organizadores esperam muito mais.

Bento XVI irá a Turim no dia 2 de maio, domingo, para venerar a Síndone.

Publicado em 26/03/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês