Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/2/2010 - RMG - A vós, rosto entusiasta e dinâmico da Congregação Salesiana no meio dos jovens
Fotos do artigo -RMG – A VÓS, ROSTO ENTUSIASTA E DINÂMICO DA CONGREGAÇÃO SALESIANA NO MEIO DOS JOVENS
(ANS – Roma) – É assim que começa a carta do padre Francesco Cereda, Conselheiro da Formação, aos jovens salesianos tirocinantes por ocasião do ano centenário da morte do beato padre Miguel Rua. Uma carta que sublinha a identidade e as finalidades desta fase da formação salesiana pensada e desejada pelo primeiro sucessor de Dom Bosco.

O período do tirocínio, colocado entre o pós-noviciado e os estudos de teologia para os candidatos ao sacerdócio, é um tempo em que os jovens salesianos se formam para a “verdadeira vida prática salesiana”. O padre Cereda recorda como desde o início desta opção foi pedido “aos Directores das comunidades que fizessem de pais e tivessem um cuidado especial com os seus tirocinantes”.

A recuperação qualitativa desta experiência formativa e o encorajamento aos tirocinantes a vivê-la “de forma alegre e exigente”, são as finalidades principais da carta.

O padre Cereda prossegue apresentando aos tirocinantes as origens históricas da prática do tirocínio, e as motivações pedagógicas e formativas que levaram o padre Rua a pensá-lo como fase autónoma da formação dos salesianos. “Antes de tal decisão capitular, a assistência salesiana e a prática do sistema preventivo desenvolviam-se juntamente com os estudos de teologia, permanecendo nas casas. Isto respondia à exigência de ser fiéis á visão original de Dom Bosco que queria que os seus salesianos se formassem no meio dos jovens”.

A carta continua apresentando o tirocínio como instrumento para avaliar a própria vocação, ser testemunha do carisma salesiano, crescer no entusiasmo missionário e também para aprender a enfrentar as dificuldades que naturalmente podem aparecer.

As dificuldades, como a relação com os irmãos e com os jovens, a estruturação da vida religiosa pessoal, podem achar solução no acompanhamento que o tirocinante pode encontrar na comunidade e na Província.

O padre Cereda recorda aos tirocinantes que a sua experiência formativa só conduz ao pleno amadurecimento se for feita na dimensão do amor: amor a Deus, a Dom Bosco, aos jovens e á comunidade.

O texto completo da carta encontra-se no site sdb.org.

Publicado em 25/02/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês