Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/2/2010 - Suíça - Sessão especial do Conselho dos Direitos Humanos para o Haiti
Fotos do artigo -SUÍÇA – SESSÃO ESPECIAL DO CONSELHO DOS DIREITOS HUMANOS PARA O HAITI
(ANS – Genebra) – “O papel dos Direitos Humanos no processo de reconstrução do Haiti depois do terremoto de 12 de janeiro de 2010” – este o tema da 13ª sessão especial do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, feita no dia 27 e 28 de janeiro, no “Palais des Nations”, em Genebra, Suíça. Unânime a vontade de continuar as obras de socorro, mas também grande a atenção voltada à defesa dos direitos humanos, pouco tutelados, mesmo antes do dia 12 de janeiro.

A 13ª sessão especial, pedida pela delegação do Brasil e intensamente apoiada por 37 Estados Membros do Conselho e por numerosos outros Estados observadores, iniciou com um minuto de silêncio em lembrança das numerosas vítimas do abalo sísmico. Seguiram-se as falas das delegações participantes, que propuseram um planejamento das atividades futuras, segundo uma abordagem baseada nos direitos humanos.

A principal atenção foi reservada às necessidades primárias. A Comunidade Internacional deve dar uma resposta eficaz e imediata às seguintes prementes necessidades: água potável, comida, alojamento, segurança e proteção da população e, especialmente, das crianças e adolescentes. Também o tema da reconstrução e da necessidade de uma coordenação dos auxílios foi várias vezes mencionado pelas delegações presentes. Dom Silvano Tomasi, observador permanente da Santa Sé junto à ONU, afirmou que “a Igreja colaborará ativamente na reconstrução do país, para garantir ao povo do Haiti uma vida de liberdade e de dignidade”.

Segundo as ONGs e os representantes da sociedade civil, o interesse foi encaminhado à necessidade de ativar uma “equipe” de direitos humanos, propondo uma ação coordenada em condições de garantir e controlar a tutela dos direitos humanos nesta delicada fase da sua adequada retomada como país. Uma atenção particular foi dedicada à necessidade de fornecer rapidamente e em abundância os bens necessários para garantir a sobrevivência dos supérstites.

O Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA), em colaboração com outras ONGs de inspiração católica guiadas pela “Caritas Internationalis”, sublinhou a necessidade de uma ação coordenada nascida de todos os atores da comunidade internacional e de uma colaboração entre Estados e membros da sociedade civil. Sugeriu especificamente de se mirar a uma reconstrução imediata do sistema educativo, ordenando-o sobretudo a ajudar as crianças que ficaram órfãs e intensamente traumatizadas pela tragédia, a fim de lhes devolver um sentido de “normalidade” e propiciar-lhes ambientes seguros em que se possam sentir ajudadas.

Dom Robert Vitillo, porta-voz da “Caritas Internationalis”, concluiu sua fala convidando o Conselho a pedir uma pesquisa de monitoração sobre a efetiva salvaguarda dos direitos humanos no Haiti, e de lhes relatar as conclusões na sessão de junho de 2010.

Publicado em 05/02/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês