Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/1/2010 - Portugal - Encontro da Comissão para o Projeto Europa
Fotos do artigo -PORTUGAL - ENCONTRO DA COMISSÃO PARA O PROJETO EUROPA
(ANS – Fátima) – De 15 a 18 de janeiro, realizou-se em Fátima, Portugal, o encontro da Comissão para o Projeto Europa (PE), que tratou de três áreas: revitalização endógena; recolocação e redimensionamento; Europa, terra de missão. Considerou especialmente a aplicação da programação para o biênio 2009-2010.

Dos trabalhos participaram o P. Francesco Cereda, Conselheiro para a Formação e coordenador da Comissão; os três Conselheiros para a missão salesiana: P. Fabio Attard, P. Vaclav Klement e P. Filiberto González; os três Conselheiros regionais da Europa: P. Pierfausto Frisoli, P. José Miguel Núñez e P. Estêvão Turanský; e os Inspetores P. Juan Bosco Sancho, P. Estêvão Martoglio e P. Marek Chrzan.

A Comissão ouviu e deu sugestões acerca das intervenções que os Conselheiros de setor e os Conselheiros regionais da Europa já atuaram e acerca das que ainda têm em programa por atuar durante o ano de 2010. Deteve-se a Comissão a aprofundar a realidade da revitalização endógena; elaborou os critérios de significatividade para as presenças na Europa. Tomou em consideração o elenco dos referentes para o PE das várias Inspetorias européias e refletiu sobre os seus empenhos. Notou-se a necessidade de favorecer maior comunicação e envolvimento dos irmãos e das Inspetorias de toda a Congregação, também através do sítio da Direção Geral.

A Comissão estudou, mais, os sujeitos e os critérios de discernimento para os candidatos a missionários na Europa. Começou também a tratar de como elaborar os projetos de pedido de missionários a serem mandados ao Reitor-Mor, e sobre os critérios de avaliação de tais pedidos por parte da mesma Comissão. Preparou uma avaliação para o Reitor-Mor e o Conselho Geral sobre os treze pedidos feitos e chegados até agora. Refletiu também sobre as modalidades de acolhimento e formação dos novos missionários para a Europa.

O encontro realizou-se junto ao Santuário de N. Sra. de Fátima, lugar relevante para a história e o futuro da Europa. O clima espiritual favoreceu a profundidade espiritual do confronto e da experiência. O Inspetor do Portugal apresentou à Comissão os desafios e as perspectivas da sua Inspetoria.

A Comissão participou da Celebração Eucarística da Família Salesiana, ali reunida no dia 16 de janeiro para o lançamento da Estréia.

A Comissão voltará a reunir-se no próximo mês de julho em Czestochowa, Polônia, para continuar o seu trabalho e sobretudo para preparar o encontro dos Inspetores Europeus que se há de fazer em Roma de 26 a 28 de novembro.

Publicado em 21/01/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês