Haiti – 30 dias depois |
Haiti – Infundir esperança e futuro |
Haiti – Unidos na necessidade |
Haiti – Entrevista com o P. Jacques Charles |
No primeiro vídeo, partindo da independência conseguida em 1804, apresenta tanto o contexto histórico do país quanto o seu percurso político, marcados por guerras e abusos que reduziram o país a um estado de extrema pobreza. Nesse contexto os Salesianos querem ser uma voz de esperança e construtores de um novo percurso para o futuro.
Um segundo vídeo apresenta o nascimento da obra das pequenas escolas do Padre Bonhen (OPEPB) que, perante os problemas da sociedade, realiza duas atividades concretas: dá de comer e dá educação. Hoje pode-se dizer que era uma das maiores obras no mundo, porque cada dia dava assistência a cerca de 20.000 crianças.
As pequenas escolas têm o mesmo objetivo de Dom Bosco: formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. Com essa finalidade, os Salesianos dão vida a oratórios, isto é, a ambientes cheios de alegria, que formam através do esporte, do teatro e da educação profissional.
O que mais importa não é o local, mas o ambiente que se cria, porque se quer formar pessoas que se empenhem por um futuro melhor. Por isso, cada Salesiano e cada educador olha às necessidades dos jovens, para tornar-se um guia capaz de lhes dar orientação. As pequenas escolas fazem exatamente isto e, com o fornecimento de comida e de educação, formam também a outros valores e tornam mais fácil a inserção social e de trabalho, dos alunos.
Publicado em 21/01/2010