Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/1/2010 - Haiti - Vídeos sobre os Salesianos no Haiti
Fotos do artigo -HAITI – VÍDEOS SOBRE OS SALESIANOS NO HAITI
(ANS – Porto Príncipe) – Dois vídeos, realizados por “Audiovisuales Don Bosco”, do Equador, recordam o trabalho que os Salesianos realizam no Haiti em favor da juventude mais pobre e abandonada.
 
À sua chegada, os Salesianos tiveram de enfrentar uma situação social marcada por violências, agressões, desigualdades sociais, pobreza extrema. As primeiras atividades pastorais têm pois em mira criar espaços para o crescimento, a formação profissional e as atividades lúdicas, e oferecer uma nova esperança. Através do trabalho com os pequenos, os Salesianos começam a dar uma resposta concreta quer à área educativa, quer à responsabilidade social.

No primeiro vídeo, partindo da independência conseguida em 1804, apresenta tanto o contexto histórico do país quanto o seu percurso político, marcados por guerras e abusos que reduziram o país a um estado de extrema pobreza. Nesse contexto os Salesianos querem ser uma voz de esperança e construtores de um novo percurso para o futuro.

Um segundo vídeo apresenta o nascimento da obra das pequenas escolas do Padre Bonhen (OPEPB) que, perante os problemas da sociedade, realiza duas atividades concretas: dá de comer e dá educação. Hoje pode-se dizer que era uma das maiores obras no mundo, porque cada dia dava assistência a cerca de 20.000 crianças.

As pequenas escolas têm o mesmo objetivo de Dom Bosco: formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. Com essa finalidade, os Salesianos dão vida a oratórios, isto é, a ambientes cheios de alegria, que formam através do esporte, do teatro e da educação profissional.

O que mais importa não é o local, mas o ambiente que se cria, porque se quer formar pessoas que se empenhem por um futuro melhor. Por isso, cada Salesiano e cada educador olha às necessidades dos jovens, para tornar-se um guia capaz de lhes dar orientação. As pequenas escolas fazem exatamente isto e, com o fornecimento de comida e de educação, formam também a outros valores e tornam mais fácil a inserção social e de trabalho, dos alunos.

Publicado em 21/01/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês