Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/5/2009 - Itália - Caríssimos noviços, sede como Cagliero e Rua
Fotos do artigo -ITÁLIA – CARÍSSIMOS NOVIÇOS, SEDE COMO CAGLIERO E RUA
(ANS – Turim) – Breve, mas intenso foi o encontro que o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, teve no início da tarde de ontem, 24 de maio, nos ambientes de Valdocco, com os noviços da Europa, reunidos nestes dias em Turim para a Festa de Maria Auxiliadora.

Do encontro participaram os noviços e os formadores  dos noviciados salesianos de Pinerolo e Genzano (Itália), Poprad (Eslováquia), Lião-Fourvière (França), Czerwińsk (Polônia). Presente também a comunidade do pós-noviciado de São Tarcísio, de Roma. Esta reunião foi desejada exatamente por ocasião da festa de Maria Auxiliadora, no dia 24 de maio, uma das datas significativas indicadas pelo Reitor Maior na sua carta de proclamação do Sesquicentenário de fundação da Congregação Salesiana.

“Vós sois chamados a fazer como Giovanni Cagliero que, perante a proposta de doar a sua vida ao Senhor pelos jovens, disse: ‘Frade ou não frade, eu fico com Dom Bosco!’ – referiu o Reitor-Mor.

E sublinhando a importância do Sesquicentenário de fundação da Congregação salesiana, o P. Chávez recordou os quatro elementos fundamentais, já listados na sua última carta (ACG 404), que estão na base do sonho e do projeto apostólico de Dom Bosco.

Além de desenvolver a especial atenção que o salesiano deve dar aos jovens – os verdadeiros protagonistas do nascimento e do desenvolvimento da Congregação – e à Família Salesiana, o Reitor-Mor deteve-se especialmente a falar sobre a consagração do salesiano e a observância das Constituições.

«O salesiano não é um agente social, tampouco um voluntário: é um consagrado a Deus! Ele doa toda a sua vida a Deus – sublinhou o P. Chávez –. Dom Bosco pediu aos seus jovens a santificação da própria vida. Fazei o mesmo também vós!”. A vida religiosa é chamada hoje a redar sentido à mesma vida humana, a qual se extraviou dos seus valores fundamentais.

O estudo, a meditação e a aplicação das regras de vida, exaradas nas Constituições, devem tornar-se uma ação constante e continuada para todo o salesiano. “No dia 18 de dezembro próximo, estaremos todos sendo chamados a renovar a nossa oferta a Deus, unindo-nos espiritualmente àquele primeiro grupo de 18 Jovens que a poucos passos daqui deram início à nossa Congregação. Caros jovens noviços, vós sois a geração de 2009, do ano do Sesquicentenário! Com a observância das Constituições sede também vós como Miguel Rua, que soube personificar plenamente o espírito de Dom Bosco”.

Antes de terminar o encontro, o Reitor-Mor desejou saudar e agradecer aos Mestres dos cinco noviciados presentes na sala: P. Vladimir Fekete (Eslováquia); P. Daniel Féderspiel (França); P. Adam Homoncik (Polônia); P. Carlo Maria Zanotti–Pinerolo e P. Angelo Santorsola-Genzano (Itália).

Publicado em 25/05/2009

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês