Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/1/2009 - Índia - Salvar da pobreza
Fotos do artigo -ÍNDIA – SALVAR DA POBREZA
(ANS – Calcutá) – Foi Madre Teresa a inspirar e encorajar o trabalho do Sr. Mathew Thaiparambil, salesiano irmão, responsável pelo “Don Bosco Self Employment Research Institute (DBSERI)”, de Calcutá. O mesmo Sr. Thaiparambil apresentou a experiência do centro durante o congresso “Sistema Preventivo e Direitos Humanos”.

Nascido em 1978, o DBSERI é uma das instituições educativas mais importantes da cidade de Calcutá. A enorme procura que provinha dos jovens que haviam abandonado a escola e que precisavam ser reinseridos no mundo do trabalho, impeliu os salesianos a pensar numa resposta eficaz; hoje são mais de 550 os jovens que acompanham os cursos bienais de formação.

O percurso educativo proposto pelo DBSERI criou um círculo virtuoso, que levou ao nascimento de mais de um centena de micro-empresas as quais permitem a outros jovens encontrar trabalho. O sucesso alcançado pelo instituto tem suas raízes na convicção de que todos os jovens, especialmente os mais pobres e vulneráveis, devam ter a possibilidade de gozar dos próprios direitos na sociedade, a fim de poder contribuir para o desenvolvimento e a prosperidade do país.

“Dois anos antes de morrer, Madre Teresa veio aqui para ver o nosso Centro: queria saber o que estávamos fazendo – conta o Sr. Thaiparambil –. Foi a primeira e última vez que esteve aqui. Levei-a a visitar as salas de aula, e quando viu numa ou duas salas de aula também meninas sentadas no chão e trabalhavam como os rapazes, exclamou: ‘Mas aqui há também meninas!’. E eu lhe respondi: ‘Se lembra quando uma vez me disse que não devíamos trabalhar somente para ‘os’ jovens?’ Ela se pôs a chorar; depois olhou-me e disse: «Mathew, V. fez uma grande coisa: iniciou u’a mudança no método de trabalho de vocês. Deus o abençoe!»”.

O projeto do DBSERI, cuja alma é “reforçar” a confiança nos jovens, os seus direitos, o debate e o diálogo com os outros, possui um programa específico para as jovens. Na Índia, como em muitos outros Países, a mulher luta para entrar na sociedade, visto que a cultura tradicional lhes designa ainda com muita freqüência um papel de pouquíssima autonomia: é uma mentalidade especialmente difundida nas zonas mais pobres.

“Calcutá, uma educação para a vida” é o título do vídeo que acompanhou a apresentação do Sr. Mathew Thaiparambil. O filme, também produzido por ‘Missões Dom Bosco – Mídia Centro de Turim’, está disponível na plataforma www.donbosco-humanrights.org

Publicado em 13/01/2009

 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês