Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/1/2009 - Espanha - Educação ao empenho social e ao desenvolvimento
Fotos do artigo -ESPANHA – EDUCAÇÃO AO EMPENHO SOCIAL E AO DESENVOLVIMENTO
(ANS – Barcelona) – A experiência salesiana que caracterizou a “Linha vermelha”, momento de reflexão e oração, na abertura do quarto dia do congresso internacional “Sistema Preventivo e Direitos Humanos”, foi o projeto PLAJIS - Plano Para Educar Integralmente na Justiça e na Solidariedade”.

O “Plajis”, ideado em 1998 pela Inspetoria salesiana de Barcelona, é um projeto educativo, promocional e pastoral, orientado aos jovens e aos educadores de toda a cidade. Envolve oratórios, paróquias, escolas, centros de formação profissional com atividades de educação participativa nos valores sociais.

Apresentou-o na Aula o P. Rafael Gasol, vigário inspetorial e coordenador do “Plajis”. “Um projeto de educação para os valores sociais como este - especifica o P.Gasol no vídeo que acompanhou a apresentação - só se pode desenvolver se toda a Inspetoria se decidir a nele se empenhar a fundo e a longo prazo. Portanto, o conselho da inspetoria deve dedicar formadores que, por muito tempo, em todos os ambientes, promovam o projeto. Só assim podem ser envolvidos os educadores, as famílias, as crianças e os jovens. É bom que haja uma avaliação constante, ano após ano; caso contrário, corre o risco de ser apenas uma flor, um ‘boom’ de momento, que não servirá para nada. Nós, ao contrário, apostamos em critérios educativos que consolidem a solidariedade entre as pessoas”.

O objetivo principal é o de educar os jovens à participação e ao empenho individual e social no desenvolvimento humano e nos direitos humanos, a fim de torná-los sujeitos ativos de uma cidadania mundial responsável. O projeto segue três fases: a primeira é o conhecimento dos próprios direitos, dos próprios deveres e dos valores implícitos (dimensão cognitiva); a segunda é a reflexão pessoal e a interiorização (dimensão afetiva: sentir empatia e fazer experiência); a terceira é aprender como praticar os valores de justiça e solidariedade, e aprender a defender não só os próprios direitos humanos mas também os de todos os outros (dimensão volitivo-comportamental-ativa: proceder a opções e ações, colocando por atos comportamentos orientados).

A educação aos/para os direitos humanos na experiência catalã é, pois, uma educação à ação, ao gesto, à tomada de posição, a assumir, à análise crítica, a pensar, a informar-se, a relativizar as informações recebidas dos jornais, da mídia. É uma educação permanente e cotidiana.

O vídeo, realizado por ‘Missões Dom Bosco – Mídia Centro de Turim’, está disponível, junto com a exposição do P. Gasol e do outro material do congresso, na plataforma www.donbosco-humanrights.org

Publicado em 12/01/2009


 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês