RMG – Consultoria Mundial das Missões |
Itália – A 139ª expedição missionária salesiana |
Evangelizadores educadores |
O padre Vaclav Klement, Conselheiro das Missões, apresentou os grupos e cada um dos missionários, salesianos e leigos, indicando os seus lugares de destino; a ir. Ciri Hernández, Conselheira geral das Missões das Filhas de Maria Auxiliadora, apresentou por sua vez as 7 irmãs que vão partir, fazendo-se porta-voz da madre Antonia Colombo e das 192 capitulares reunidas em Roma. Ao lado dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora da 139ª expedição missionária, também leigos voluntários da Polónia, da Itália e de outros países, coordenados pelo Centro Missionário de Varsóvia e pelo Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento.
Na homilia o padre Chávez recordou, quase na íntegra, a Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões deste ano, por ser “particularmente esclarecedora e propositiva”. Nela Bento XVI, recordando que o mandato missionário é uma prioridade absoluta para todos os baptizados, “servos e apóstolos de Cristo Jesus”, propõe o apóstolo Paulo como modelo de arauto devorado pela “urgência de evangelizar”.
Durante a homilia, O Reitor-Mor, interrompendo a leitura da mensagem, propôs uma expedição missionária extraordinária em 2009, ano em que decorre o 150º aniversário da fundação da Congregação salesiana. “Pelo menos 100!”, concretizou o IX sucessor de Dom Bosco, pedindo a cada Província a oferta de um missionário.
Depois, o padre Chávez convidou os novos missonários a ter Jesus como modelo de evangelização e a assumir, como sugere o apóstlo Paulo, os seus sentimentos: “servir o próximo com grande humildade”. “Este é o modelo da verdadeira inculturação, indispensável para evangelizar e atingir o núcleo da cultura dos povos levedando-o e transformando-o. – sublinhou o Reitor-Mor – Empenhar-se na «missio ad gentes» implica despojar-se de tudo quanto nos pode separar das pessoas a quem somos enviados, das nossas certezas, das nossas competências, dos nossos títulos, dos nossos recursos económicos, e começar humildemente a aprender como as crianças a sua língua, a conhecer a sua cultura, a apreciar o que têm de bom, de verdadeiro, de belo, numa palavra, a amá-los como Cristo os amou, a ponto de se entregar por eles”.
“O empenho na missão e a Eucaristia são o caminho da vossa santificação”, afirmou o padre Chávez ao concluir a homilia e ao confiar os novos missionários à intercessão do apóstolo Paulo e de Maria Auxiliadora, Estrela da evangelização.
Ao enretagar os crucifixos aos que vão partir, o IX sucessor de Dom Bosco disse: “recebei o sinal do amor de Cristo redentor. Seja para vós sustentáculo e modelo do amor autêntico e fiel. Sede o sorriso e a presença da ternura de Jesus para com os jovens aos quais sois enviados”.
Presentes na celebração, além de numerosos salesianos, o padre Stefano Martoglio, Provincial da Circunscrição especial do Piemonte e vale d’Aosta, e o padre Maurizio Spreafico, Provincial do Médio Oriente.
Publicado 29/09/2008