Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/4/2008 - Brasil - Próxima a ordenação de Dom Tarcísio Scaramussa
Fotos do artigo -BRASIL – PRÓXIMA A ORDENAÇÃO DE DOM TARCÍSIO SCARAMUSSA
(ANS - Vargem Alta) – Amanhã, 19 de abril, em Vargem Alta, no Estado do Espírito Santo, Dom Tarcísio Scaramussa será ordenado bispo pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer. Ladearão o Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Célio de Oliveira Goulart OFM, bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, e Dom Décio Zandonade, salesiano, bispo da diocese de Colatina (ES).

Ontem viajaram para o Brasil a fim de estarem presentes à ordenação o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez; o seu Vigário, P. Adriano Bregolin; o P. Pier Fausto Frisoli, Conselheiro para a Região Itália-Oriente Médio; o P. Natale Vitali, neoconselheiro para a Região América Cone Sul; e o Sr. Jesús García, que representará o Dicastério para a Comunicação Social do qual era titular o Padre Tarcísio Scaramussa ao ser nomeado bispo.

O lema de Dom Tarcísio para o seu episcopado é tirado do Prólogo do Evangelho de São João (Jo 1,14): “E habitou entre nós”. Exprime o mistério da Encarnação e da compartilha pelo Filho de Deus da natureza humana, características da espiritualidade e da ação pastoral salesiana.

O brasão episcopal encerra os conteúdos do lema e alguns elementos distintivos da espiritualidade salesiana. O campo azul simboliza a realidade humana assumida e divinizada pela encarnação de Jesus, projetada na Esperança para Reino definitivo.
 
A tenda, a casa, o tabernáculo de Deus, é representada por duas faixas douradas, que indicam a virtude da Fé. Sobre a tenda arde uma chama que lembra a presença do Espírito Santo e o fogo da caridade pastoral do carisma salesiano pelos jovens.

A presença de Maria, mãe e mestra de Dom Bosco e, hoje, de cada salesiano, é representada pela estrela branca colocada sobre a esquerda.

Na parte inferior do brasão estão representados, de forma simbólica, os lugares em que Dom Tarcísio Scaramussa viveu: o mar e as montanhas dos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, onde ele transcorreu grande parte da sua missão presbiteral. O mar, além disso, simboliza a vocação recebida de Deus que chamou dom Tarcísio Scaramussa a ser pastor para evangelizar - “Duc in altum – para o mar alto” (Lc 5,4), a lançar as redes.

A parte superior do brasão é de cor prata e representa a virtude da Verdade, que é transparente. O livro da Sagrada Escritura, em vermelho para indicar a virtude da Caridade, con as letras Alfa e Ômega, lembra que o Senhor é Princípio e Fim de tudo (Ap 1,8). As espigas, símbolo do Pão Eucarístico, identificam a presença amorosa e constante de Deus, que se faz mais perto de nós e habita em nós mediante a Eucaristia.

A posse de Dom Scaramussa se dará no dia 3 de maio, na Catedral Metropolitana “Nossa Senhora da Assunção”, em São Paulo.

Publicado em 18/04/2008

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês