Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/1/2008 - Vaticano - P. Tarcísio Scaramussa eleito Bispo Auxiliar de São Paulo
Fotos do artigo -VATICANO – P. TARCÍSIO SCARAMUSSA ELEITO BISPO AUXILIAR DE SÃO PAULO
(ANS – Cidade do Vaticano) – O Santo Padre Bento XVI nomeou o P. Tarcísio Scaramussa, Conselheiro para a Comunicação Social, Bispo Auxiliar de São Paulo, designando-lhe o Título de Segia.

“É um sinal de estima e apreço do Santo Padre para com a Família Salesiana e é motivo de alegria para a Congregação.” – afirmou o Reitor-Mor, dando a comunicação aos membros do Conselho Geral no final da sessão de hoje. Os Conselheiros expressaram ao P. Tarcísio o seu pessoal regozijo e as felicitações e votos por um profícuo apostolado.

O P. Scaramussa, nascido a Prosperidade (ES), Brasil, no dia 19 de setembro de 1950, fez o noviciado salesiano em Jaboatão (PE), emitindo os primeiros votos religiosos no dia 31 de janeiro de 1969. Após os estudos de Filosofia, Teologia e Pedagogia, com especialização em Orientação Educacional, foi ordenado diácono em Jaciguá (ES) no dia 6 de junho de 1977 e sacerdote em Prosperidade no dia 11 de dezembro de 1977.

Na Inspetoria de Belo Horizonte (MG), desempenhou os encargos de formador, diretor e pároco, conselheiro inspetorial, delegado para os Cooperadores Salesianos, Vigário inspetorial e Delegado para a Pastoral Juvenil. Em dezembro de 1996 foi feito Inspetor, ou Provincial, dos Salesianos do Brasil-Belo Horizonte (BBH).

Em nível nacional, coordenou a Equipe de Pastoral Juvenil e foi Presidente da Conferência das Inspetorias do Brasil (CISBRASIL). Na Igreja local foi coordenador da Equipe das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) da diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Foi além disso diretor por 10 anos do Instituto Regional de Pastoral Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Leste II.

Na Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) foi membro do grupo de reflexão sobre Educação e participou na direção regional Leste II. Publicou um livro sobre o Sistema Preventivo de Dom Bosco e diversos artigos em revistas e subsídios sobre o mesmo tema.

Durante o Capítulo Geral 25, dos Salesianos, em 2002, foi eleito Conselheiro para a Comunicação Social.

A data da sua ordenação episcopal será, provavelmente, o dia 19 de abril próximo.

A Redação, ao dar esta notícia, exprime a sua grande alegria e agradece ao P. Tarcísio por quanto realizou durante o seu mandato como Conselheiro para a CS, e, especialmente, pelo apoio dado a ANS, sustentando a sua constante renovação.

Publicado em 23/01/2008

 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês