Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/12/2007 - Itália - Concerto de Natal pró Darfur
Fotos do artigo -ITÁLIA – CONCERTO DE NATAL PRÓ DARFUR
(ANS – Verona) – “A minha maior satisfação é entrar nos laboratórios  e ver os nossos jovens aprenderem um ofício que lhes permitirá sustentar a própria família, os próprios filhos”, são algumas das palavras que o Pe. Vicente Donati, missionário salesiano há 50 anos e há 15 no Sudão, expressou ao público do Concerto de Natal, realizado ontem, dia 9 de dezembro, no Teatro Filarmônico de Verona.

A breve e simpática entrevista encerrou uma noite de música e canções ligadas ao espírito natalino, e de solidariedade, organizada pela “Prime Time Promotions” que há 15 anos promove o Concerto de Natal. O espetáculo, dirigido por Mara Venier, conhecida apresentadora italiana de televisão, ofereceu, graças à contribuição de vários artistas italianos e internacionais, estímulos e oportunidade de reflexão para patrocinar a campanha de solidariedade pró Darfur, promovida pela Fundação Dom Bosco no Mundo.

Participaram do serão musical, alguns até mais vezes, Michael Bolton, Anggun, Eugenio Bennato, Mario Biondi, Giovanni Allevi, o soprano Mika Kunii e o tenor Francesco Malapena, Gerardina Trovato, Lighea, Massimo Ranieri, Serena Autieri, The Virginia Gospel Choir, Ornella Vanoni, Ron e o dueto RyanDan.

Foram dois os números de canto fortemente temáticos e ligados, de modo significativo, à finalidade da noite: a canção dos Mattafix, “Living Darfur”, ilustrada por algumas imagens do vídeo-documentário que apresenta com dureza e poesia a realidade dos refugiados de Darfur, e a presença de Niccolò Fabi que cantou  “milioni di giorni”.
Durante a exidibição de Fabi foram projetadas algumas cenas gravadas recentemente pelo próprio cantor na ópera de Elobeid, onde reuniu-se com Pe. Donati, salesianos e jovens do Centro Salesiano.  Há aí – disse o cantor no fim da sua apresentação, referindo-se ao Centro dos salesianos – pessoas especiais que conseguem dar àqueles jovens uma esperança para o futuro”.

“Ver aqueles jovens, largados a si mesmos, sem esperança – disse Pe. Donati, sempre durante a entrevista – despertou meu espírito de iniciativa e assim, como fez Dom Bosco, pusemos mãos à obra. O nosso compromisso foi o de acolher e oferecer a eles a possiblidade de construir um futuro. No começo, conseguimos acolher uns 60 jovens; hoje, são 400; mas gostaria que fossem 4 mil !”.

Estiveram presentes ao concerto o prefeito de Verona,  Dr. Flávio Tosi, o vigário geral da diocese de Verona, Dom José Pellegrini, o diretor da Rai Due, Antonio Marano, Pe. Pascual Chávez, Reitor-Mor dos salesianos, o seu vigário Pe. Adriano Bregolin, Pe. João Mazzali, ecônomo geral e Pe. Tarcísio Scaramussa, conselheiro da Comunicação Social.

Ao final do concerto, houve uma recepção no salão nobre do palácio da Gran Guardia de Verona, da qual participaram as autoridades, os organizadores, os artistas e os convidados. O Reitor-Mor quis agradecer pessoalmente em nome da Fundação Dom Bosco, os cantores, dando-lhes um diploma e uma medalha de prata com a efígie de Dom Bosco.

O concerto foi gravado pelos técnicos da Rai e será transmitido na noite de 24 de dezembro pela Rai Due e servirá de apelo para a campanha de solidariedade que, de 22 a 24 de dezembro, incentivará os italianos a contribuir com um SMS, um telefonema, ou uma eventual contribuição em conta corrente para os projetos da Fundação Dom Bosco no Mundo. Também os outros membros do  “Don Bosco Network”, participam da campanha em favor dos jovens prófugos de Darfur.
Para mais informações sobre os projetos e suas modalidades de patrocínio, acessar:  www.donbosconelmondo.org

Publicado em 10/12/2007

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês