Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/3/2016 - Iêmen - Procura-se o P. Uzhunnalil e recordam-se os mártires de Aden
Fotos do artigo -IÊMEN – PROCURA-SE O P. UZHUNNALIL E RECORDAM-SE OS MÁRTIRES DE ADEN

(ANS – Aden) – “Os mártires de hoje”, definiu-os ontem o Papa Francisco no Ângelus; “vítimas do ataque daqueles que os mataram” e também “vítimas da globalização da indiferença”. Referia-se o Santo Padre às quatro Missionárias da Caridade e aos civis, mortos sexta-feira passada, 4 de março, em Aden, no Iêmen. Na casa das Religiosas no momento do ataque estava também o salesiano indiano P. Thomas Uzhunnalil, de quem, passados três dias, não se têm ainda notícias.

O Papa Francisco dedicou, às vítimas de mais essa agressão, o seu primeiro pensamento depois da récita do Ângelus. Recordou que deram “seu sangue pela Igreja”, ainda que para elas “não haja capas de jornais”. Manifestou a sua proximidade a quantos choram as vítimas e prometeu as suas orações, invocando também a intercessão da Bv. Madre Teresa de Calcutá pela paz e pelo respeito à vida humana.

Paz e respeito à vida: ainda uma miragem para uma grande parte do Iêmen, país dilacerado por uma guerra que já perdura por mais de ano e meio, advinda como fruto da instabilidade sociopolítica precedente. Em Sana’a, histórica capital do país, governam desde setembro de 2014 as milícias rebeldes Houthi, enquanto o Presidente reconhecido pela comunidade internacional, Abd Rabbo Mansour Hadi – que condenou a agressão de sexta-feira, definindo-a um ato de terrorismo – transferiu o seu governo exatamente a Aden.

E embora a sorte do P. Uzhunnalil continue um mistério, são muitos os que entre autoridades – civis e eclesiásticas – façam de tudo para encontrá-lo. Do Ministério do Exterior indiano soube-se que, embora a Embaixada no Iêmen tenha sido fechada faz tempo, os seus funcionários mantêm contatos com a comunidade indiana, especialmente com a originária do Estado do Kerala, presente no país.

Também o Vicariato apostólico da Arábia meridional está trabalhando em rede com os funcionários vaticanos, a Nunciatura Apostólica no Kuwait, o Governo dos Emirados Árabes Unidos, a Embaixada indiana e outros Canais diplomáticos úteis para fornecer todo o auxílio possível.

Da parte salesiana, o P. Mathew Thonikuzhiyil, Inspetor de Bangalore, de quem depende a missão salesiana no Iêmen, reuniu-se ontem com os principais representantes da Conferência Episcopal Indiana (nestes dias reunida) e o Primeiro Ministro do Kerala, para pedir também o seu auxílio. Além disso o P. Thonikuzhiyil já encontrou-se com os Familiares do P. Uzhunnalil para pô-los a par da situação, fornecendo possíveis atualizações.

Publicado em 07/03/2016

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês