Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/2/2016 - Síria - Em Aleppo acontece algo terrível, que é ignorado ou não se quer ver
Fotos do artigo -SÍRIA – EM ALEPPO ACONTECE ALGO TERRÍVEL, QUE É IGNORADO OU NÃO SE QUER VER

(ANS – Aleppo) – A situação em Aleppo? “Aqui tudo é confusão, a morte está em todos os lugares, ninguém consegue entender o que está acontecendo e não se sabe em quem confiar. Estávamos preparando com os jovens uma peça teatral para festejar Dom Bosco e precisamos parar porque vários deles foram mortos durante os bombardeamentos”, conta com a voz entrecortada, o padre Luciano Buratti, um dos três salesianos que moram na casa salesiana de Aleppo, na Síria.

Há três anos se combate constantemente na cidade. “Todas as noites as bombas caem em toda a vizinhança e todos os dias ficamos sabendo de alguém que perdeu um familiar ou uma pessoa querida”, continua o padre Buratti, enquanto ao fundo se ouve o rumor dos jovens que jogam no pátio do oratório.

Quando lhe é perguntado sobre a situação concreta da casa salesiana, diz: “a nossa comunidade optou por continuar suas atividades como se não nada estivesse acontecendo; procuramos oferecer às famílias um lugar onde respirem estabilidade e harmonia, mesmo em meio ao caos; por isso, as atividades da paróquia e do oratório continuam o seu curso normal, como fazíamos antes dos combates. Esta é uma das poucas estruturas que ainda atuam com certa normalidade”.

A condição dos cristãos é particularmente difícil, procuram fugir e, quem tem dinheiro e pôde, já deixou a Síria; os outros buscam refúgio nas cidades mais seguras, mas muitas pessoas, que não têm essa possibilidade, permanecem em Aleppo.

“Temos muito trabalho; aumentou o fluxo de pessoas que chegam à nossa paróquia pedindo serviços religiosos, buscando a Deus e um pouco de conforto – continua o salesiano –. Graças a Deus, nós salesianos estamos bem e recebemos alguma ajuda para distribuir entre as cerca de 200 famílias da nossa paróquia que perderam tudo”.

Estima-se que atualmente permaneçam cerca de dois milhões de habitantes nesta cidade, antigo símbolo da convivência pacífica entre Cristãos e Muçulmanos; agora, espera-se apenas sobreviver.

Os salesianos de Aleppo animam duas obras: a de Aleppo, dedicada a São Jorge, e a de Kafroun, dedicada a Dom Bosco, com seus respectivos oratórios, uma casa de acolhida e uma paróquia; tudo funciona regularmente a serviço daquele povo.

Publicado em 19/02/2016

(traduzido por P. José Antenor Velho, SDB)

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês