Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/11/2015 - República Centro-Africana - A poucos dias da visita do Papa a violência aumenta em Bangui
Fotos do artigo -REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA – A POUCOS DIAS DA VISITA DO PAPA A VIOLÊNCIA AUMENTA EM BANGUI

(ANS – Bangui) – “A situação está mesmo muito feia. A violência aumentou e todas as noites se ouvem tiros, e explosões de granadas – refere um dos missionários salesianos que trabalham no bairro Damala, de Bangui –. Além disso, algumas paróquias e lugares em que se acolhem refugiados foram atacados pelas milícias Séléka”.

Também relevam os salesianos no lugar que, nas últimas semanas, aumentaram as mortes e as violências pelas ruas da capital, especialmente na região mais próxima ao bairro PK5. Isto provocou a fuga, das próprias casas, de centenas de pessoas e o aumento dos refugiados.

Nas presenças salesianas em Bangui, em Damala e em Galabadja, se ‘alojam’ mais de 10.000 pessoas em busca de um local em que possam viver. Mas “o grande problema que estamos agora a carregar é a falta de comida suficiente para matar a fome de toda essa gente – dizem os religiosos –. Ninguém está seguro. Há poucos dias um dos nossos missionários teve de fugir correndo devido a um fogo cruzado. Mais: um grupo de jovens, entre os quais havia também um aluno do nosso centro profissional, foi sequestrado. Felizmente logo depois todos foram liberados”.

Apesar dessa situação, o Papa Francisco confirmou a sua decisão de visitar a capital da República Centro-Africana e exatamente hoje, 25 de novembro, iniciou a sua Viagem Apostólica à África, a começar pelo Quênia: “Estamos certos de que a sua visita nos trará um pouco de paz” – afirmam os Salesianos.

Do mesmo modo, o Reitor da Catedral de Bangui, Dom Mathieu Bondobo, definiu como um “momento de graça para todo o povo da Centro-Africana, a decisão do Papa de abrir a primeira Porta Santa do Jubileu, em Bangui, no dia 29 de novembro, durante a sua visita pastoral ao País.

“Pela Porta Santa, Deus nos vem ao encontro e nos abre a porta, nos aponta o caminho que nos leva a Deus e este caminho passa através do perdão e da Misericórdia – comentou o Reitor aos microfones da Rádio Vaticana, exprimindo júbilo pelo “gesto excepcional” do Sumo Pontífice.

Em força do seu amor pelas “periferias”, o Santo Padre escolheu a ‘Centro-Africana’, um País que está a viver um momento difícil da sua história” – sublinhou Dom Bondobo. A intenção do Papa, continuou, é portanto a de ajudar o Povo centro-africano a “sair desta situação terrível que está vivendo, para conviver na paz e ir ao encontro de Cristo Senhor”.

Publicado em 25/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês