Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/11/2015 - Quênia - Esperando Francisco!
Fotos do artigo -QUÊNIA – ESPERANDO FRANCISCO!

(ANS – Nairóbi) – Terá início quarta-feira próxima, 25 de novembro, a Viagem Apostólica ao Quênia, que prosseguirá ao depois a Uganda e à Rep. Centro-Africana. Também os Salesianos presentes no Quênia se estão preparando para o importante Encontro. Transcrevemos trechos de uma entrevista do P. Gianni Rolandi SDB, Superior da Inspetoria da África Este (AFE).

A quase 8 meses da chacina de Garissa, qual a situação da segurança tendo em vista a Visita do Papa?

O Quênia levou muito a sério a Visita do Papa e o Governo está buscando enfatizar o fator segurança. Teme-se de maneira muito concreta que o grupo terrorista somaliano ‘Al Shabaab’ queira aproveitar da vinda do Papa para atacar novamente os cristãos do Quênia. Isto seria um verdadeiro desastre e então as ‘forças da ordem’ estão buscando fazer de tudo para tomar as devidas precauções.

Em quais encargos especialmente foi envolvida a Comunidade salesiana?

O nosso Vigário Inspetorial, P. Simon Asira Lipuku, é o Presidente da Comissão que está organizando o encontro do Santo Padre com os Jovens, no dia 27 de novembro, antes de partir para Uganda. Ficamos surpresos pelo fato de que a Conferência Episcopal tenha pensado nos Salesianos para essa tarefa! Isto oferece-nos a oportunidade de tomar conhecimento de modo mais detalhado da realidade juvenil em nível de Igreja Católica, no Quênia.

Quais as expectativas relativas a tal Visita?

As expectativas são as de entrar em contato mais direto com um “Homem de Deus”, que com grande simplicidade diz coisas que fazem tremer os “poderosos em seus tronos”. A Igreja Católica e os membros da vida consagrada em particular estão esperando as suas palavras e planejando divulgá-las depois de sua visita, a fim de fazer ouvir a voz da Igreja acerca de muitos pontos de interesse, especialmente sobre as injustiças em nível social e político, e sobre as diferenças étnicas que estão a dividir o país.

Se pudesse falar com o Santo Padre,que Lhe diria?

Diria: “Santo Padre,aqui estou em Sua presençapara saudá-Lo em nome de toda a FS que vive e trabalha no Quênia. Queremos agradecer-lhe por Seu constante convite a estar ali onde se encontrem os Jovens mais marginalizados, nas periferias da nossa sociedade... Aqui as periferias são enormes: há realmente espaço para tantos que queiram estar disponíveis! Ajude-nos com a Sua oração a ser apóstolos dos jovens, sempre com o sorriso sobre os lábios: não porque não nos demos conta dos problemas que existem, mas para que nos recusemos a nos entristecer por tudo quanto de negativo existe em nosso derredor”.

A entrevista completa está disponível, em italiano, em ZENIT.

Publicado em 23/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês