Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/11/2015 - República Centro-Africana - Testemunho desde Bangui - 1ª parte
Fotos do artigo -REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA – TESTEMUNHO DESDE BANGUI - 1ª PARTE

(ANS – Bangui) – A poucos dias da visita do Papa à República Centro-Africana, compartilhamos o testemunho do P. Desiré Adjeckam SDB, Diretor do Centro de Formação e do Instituto Salesiano de Educação Secundária Dom Bosco, de Damala, em Bangui, sobre as atividades dos Salesianos no país, atividades que se tornaram possíveis em grande parte graças aos patrocínios recebidos da campanha “Espaços de Paz. Escolas para a reconciliação na República Centro-Africana”.

Desde o início de setembro de 2015, 250 jovenzinhos em situação de vulnerabilidade, alguns das quais ex-soldados mirins, foram enviados pela UNICEF ao Centro de Formação Dom Bosco, em Damala, como parte do programa de recuperação e formação. O grupo se compõe de 91 ‘ex-combatentes’ – 66 rapazinhos e 25 meninas.

Iniciaram a primeira fase da formação (alfabetização escolar) com 4 educadores, que os acompanham: um para a alfabetização, um para as artes plásticas, um para o ensino de moral, um para o esporte. Deve-se notar que, antes da formação, todos foram submetidos a tratamento médico para prevenir doenças transmissíveis e epidêmicas. E para esses menores (crianças e adolescentes) há também um plano sanitário de acompanhamento psicológico.

São muito felizes por receber essa formação. Alguns dizem que a razão que o havia levado aos grupos armados fora o fato de que não sabiam o que fazer na vida: e viam-se obrigados a pegar em armas...

 Muitos deles se arrependem de quanto viveram e empenham-se por ajudar as famílias e os jovens que se encontram na mesma situação. Outros afirmam que foram... manipulados e por vezes obrigados a fazê-lo pelos “chefes locais”.

Atualmente, os que iniciaram a primeira fase de formação a terminarão no dia 30 de novembro próximo. A partir de 1º de dezembro de 2015 os que participam da segunda fase dedicar-se-ão essencialmente à aprendizagem de um ofício. Os mestres já prepararam os programas previstos para as diferentes linhas de formação. Deverão todavia também submeter-se a um teste de orientação, para ajudar os formandos na escolha das profissões oferecidas pelo Centro Dom Bosco: marcenaria, agricultura, zootecnia, mecânica, autoescola, eletricidade, alvenaria, alfaiataria, informática.

A primeira conclusão a que se chega é que eles estão felizes por receber essa formação. A prova disso é que são sempre pontuais: todas as manhãs chegam meia hora antes do início das aulas.

Publicado em 19/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês