Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/11/2015 - Colômbia - Encerramento do Congresso Pedagógico da FS
Fotos do artigo -COLÔMBIA – ENCERRAMENTO DO CONGRESSO PEDAGÓGICO DA FS

(ANS – Medellín) – Cerca de 700 pessoas da Família Salesiana (FS), da Colômbia, participaram, em 29-30 de outubro, do Congresso Pedagógico da FS intitulado “Carisma salesiano e pós-conflito”, feito em Medellín, encerrado pelo Reitor-Mor dos Salesianos, P. Ángel Fernández Artime, então em visita à cidade colombiana.

O Congresso articulou-se em torno de três grandes assuntos:

  • Sociedade Civil e Carisma Salesiano;
  • Igreja e Carisma Salesiano;
  • Família Salesiana e Carisma Salesiano.

Cada um deles foi desenvolvido por uma conferência central e uma mesa-redonda, animada por três palestrantes, dispondo cada qual de 20 minutos para expender reflexões.

O encontro encerrou-se com uma declaração dos participantes, em nome da FS, da Colômbia, que se comprometeu a contribuir para aliviar as feridas infligidas aos jovens pelos conflitos sociais.

 

DECLARAÇÃO COMO FAMÍLIA SALESIANA DA COLÔMBIA

​- Estamos convencidos de que:

Deus se revela nos semblantes das crianças, dos adolescentes e dos jovens, sobretudo daqueles mais feridos pelo conflito sociopolítico que vive o país. E Ele nos manda a eles, como mensageiros de perdão, de misericórdia e de amor incondicional, no estilo de Jesus Bom Pastor.

O carisma salesiano, recebido de Dom Bosco, é uma válida contribuição para a educação à paz, à formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”, como pessoas íntegras, sensíveis, e responsáveis nas suas realidades.

A proposta educativa salesiana para o pós-conflito se concentra num significado positivo e sobre a formação ao Perdão e à Reconciliação.

- Declaramos que:

A nossa ação educativa, a partir do Evangelho, no seio da Igreja, deve promover a reconstrução do tecido social colombiano e a dignidade dos seres humanos.

O espírito de Dom Bosco continua a agir no nosso ser e em nossa ação evangelizadora.

Os nossos ambientes educativos devem ser espaços de inclusão e respeito, que edifiquem comunidades de vida e territórios de paz.

- Empenhamo-nos por:

Encorajar ambientes educativos pastorais favoráveis à transformação social, a promoção integral da juventude, a reconciliação e a paz.

Continuar a formar, atualizar e viver o comum Carisma Salesiano.

Sonhar que é possível, necessário e urgente promover a reconciliação e a paz, eliminando o conformismo, o pessimismo e a indiferença.

Publicado em 06/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês