(ANS - Cebu City) – No fim de semana 17-18 de outubro, os Salesianos, junto com a UNICEF, a “Child Protection Network” (CPN) e outras Organizações ativas de tutela a crianças e adolescentes organizaram um encontro de dois dias para contrastar o fenômeno do ciberbulismo (bulismo através da internete). Participaram cerca de 200 Animadores jovens e 100 Professores, procedentes de 100 diferentes escolas de Cebu.
O sucesso foi tornado possível graças à colaboração de muitas realidades salesianas: os jovens da pastoral comunicativa do Centro de formação Dom Bosco, de Talisay City; a Comissão de Pastoral Juvenil; a Comisssão de Comunicação Social; e o Movimento Juvenil Salesiano da Inspetoria das Filipinas Sul (FIS).
A Conferência teve como lema ou dístico “Shift Ctrl Del: Cyber Teens Responsible Leaders” que, a partir desses comandos tipicamente disponíveis no teclado de computadores, pretendia fazer passar a mensagem: “Ensinar aos jovens a ‘mudar’ (SHIFT) os seus pontos de vista, ‘controlar’ (ConTRoL) a propria vida e ‘deletar’ (DELete) a negatividade nos ‘Social Media’ ”.
Na circunstância os jovens redigiram e firmaram um Manifesto contra o ciberbulismo.
“Consideramos o bulismo um ato desumano e intolerável que, se não for extirpado, acabará por danificar ainda mais a pessoas e adolescentes como nós. Todavia, nós, como Animadores Adolescentes Responsáveis em Rede (Cyber Teens Responsible Leaders), podemos ser fautores de sua erradicação” – reza o manifesto.
Ele reporta outrossim o empenho dos jovens por esta atuação de defesa e pela boa utilização da mídia: “Cremos que a nossa defesa inicie pela definição dos nossos limites no uso apropriado da mídia, ancorados nos valores do respeito, da empatia, da disciplina, da sinceridade e da compaixão. Estamos igualmente convencidos de que tal defesa fortalecerá jovens como nós, a aceitar as nossas diferenças, independentemente dos atributos físicos, de raça, status social, posição econômica, credo ou religião”.
E continua: “Portanto, comprometemo-nos a ser catalisadores de um movimento juvenil iluminado, que corajosamente se levante contra o ciberbulismo, sensibilize e eduque os nossos colegas adolescentes acerca do uso responsável das Tecnologias da Informação e da Comunicação, e empreste a própria voz a quem não tem a coragem de pedir auxílio e falar claramente”.
Para a ocasião, foi lançado também um apropriado ‘ hastag ’ no Twitter – #CTRLYouthCon – que, de 13 a 22 de outubro, chegou, segundo as estatísticas disponíveis, a quase 30.000 pessoas.
Ulteriores contribuições, disponíveis em YouTube e em Facebook.
Publicado em 05/11/2015