Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/11/2015 - Colômbia - O P. Fernández Artime visita o "Valdocco" de Medellín
Fotos do artigo -COLÔMBIA – O P. FERNÁNDEZ ARTIME VISITA O "VALDOCCO" DE MEDELLÍN
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Medellín) – Na manhã do 31 de outubro, o P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor, visitou a ‘Ciudad Don Bosco’, uma das obras que mais crianças e jovens acolhe em Medellín, e que em seus programas de proteção, desenvolvimento humano, formação ao trabalho e profissional, está entre as mais representativas da Missão dos Filhos de Dom Bosco em servir os mais pobres e vulneráveis. A visita decorreu no âmbito da Festa inspetorial, na Inspetoria da Colômbia-Medellín (COM) e no mesmo Instituto.

Na saudação inicial o Reitor-Mor se disse feliz de estar numa outra “Valdocco”, afirmando que assim se pode chamar todo lugar em que “um menino ou uma menina, ou criança, esteja feliz, à vontade, como numa outra sua casa, em que possa desenvolver a capacidade de relacionar-se com os outros”. A seguir fez uma visita aos ambientes para  encontrar-se com os pequenos, com os adolescentes e jovens, em cada um dos programas, os quais, por sua vez, mostraram os seus talentos com danças, bailados, espetáculos, mostras de desenhos e pinturas, fotografias, artesanato...

Houve também tempos para uma entrevista e colóquio à vontade tanto com os menores (refugiados devido ao conflito armado) quanto com outros rapazes que abriram seus ânimos e almas ao X Sucessor de Dom Bosco, confiando-lhe o quão felizes se sentiam por estar ali no Centro, e por ter aprendido tantas coisas (Galeria fotográfica em visita alla CDB).

Sucessivamente foi celebrada a Eucaristia de Ação de Graças pelos 100 Anos de Presença salesiana em Medellín e pelos 50 Anos de ‘Ciudad Don Bosco’, além de rememorar aniversários significativos (de Profissão ou Sacerdócio) de vários Coirmãos. Na homilia da Santa Missa, o  P. Fernández Artime deixou três límpidas mensagens:

  • A todos os Salesianos: “Ser fiéis a Deus e continuar o sonho de Dom Bosco, a fim de que a sua presença perdure”. Manifestou toda a sua satisfação por ver que, pelo bem comum, se pode trabalhar em companhia da Sociedade civil.
  • Aos educadores e educadoras agradeceu por seu trabalho de corresponsáveis da missão porque, “unidos (leigos e religiosos), se podem alcançar grandes coisas”; e reconheceu que o bem que se faz hoje e a força que a Congregação possui, só se podem tornar possíveis graças à unidade. Pediu além disso de “olhar cada educando com a ternura de Deus”, a fim de poder, como Instituição, ir mudando para bem a realidade.
  • Com os jovens foi forte e claro: “Pedi a eles terminarem os estudos, considerarem a Cidade Dom Bosco como uma casa, dar importância aos valores recebidos em sua formação para serem felizes e partilhá-los com os outros”.

Depois da Eucaristia o Reitor-Mor almoçou com os Membros da FS e, enfim, no âmbito da Festa inspetorial, reuniu-se com todos os Sacerdotes, os Salesianos Irmãos e os Formandos da Inspetoria, confiando-lhes uma grande Mensagem de Alento. (Galeria fotográfica em Eucaristia).

Publicado em 02/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês