Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/10/2015 - Argentina - A minha experiência missionária na Pampa Ocidental
Fotos do artigo -ARGENTINA – A MINHA EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA NA PAMPA OCIDENTAL

(ANS – Victorica) – Dom Bosco hoje chama a sua Família Salesiana a “pensar junta”, “planejar junta”, “trabalhar junta” e “rezar junta”, com os jovens e para os jovens. Por isso gostaria de partilhar convosco uma experiência especial vivida na minha posição, em Victorica, na Pampa, Rep. Argentina: a unificação das escolas dos Salesianos (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), através de um Projeto Educativo Pastoral conjunto.

Pelo P. Natalino de Jesus, SDB

missionário timorense

Esta experiência iniciou graças à comunhão e fraternidade entre as duas comunidades SDB e FMA, e ao sábio acompanhamento de ambos os Conselhos Inspetoriais. Desde o início estava claro que queríamos alcançar um objetivo: realizar no melhor dos modos o nosso Projeto Educativo Salesiano em Victorica. Assim, este objetivo nos últimos seis anos nos levou muito além do nosso trabalho comum na escola. Estivemos em condição de repensar de modo participativo toda a missão salesiana nesta parte ocidental da região da Pampa, onde trabalhamos para três diferentes grupos étnicos.

A parte mais difícil, claro, veio no início. Em primeiro lugar iniciamos por construir a comunhão entre SDB e FMA, a fim de estruturar de modo sistemático o nosso novo Projeto Educativo-Pastoral Conjunto. Hoje temos um grupo dirigente formado por quatro Colaboradores leigos, que trabalham para a administração escolar e a animação, junto com três Salesianos e três FMA. E dos encontros recorrentes participam dois membros do Conselho Inspetorial.

Estou convencido de que este projeto foi possível graças a duas colaboradoras leigas que a isso se devotaram com muita dedicação. (…)

Por vezes as circunstâncias, e o sopro do Espírito Santo, nos empurram a aceitar novas opções, inesperadas, para superar as dificuldades: um modo de ‘sair’ e conhecer o novo percurso no qual ao depois descobrimos a riqueza carismática.

As escolas se dedicam a cerca de 580 alunos (do Jardim ao Colegial), muitos dos quais com uma infraestrutura socioeconômica ou familiar vulnerável, típica da população local.

Por outro lado, a missão na região ocidental da Pampa cuida igualmente das populações indígenas. O ambiente rural é o objetivo primário da nossa missão aqui. Assim, durante os fins de semana viajamos juntos – SDB e FMA – para a nossa vasta região semidesértica, visitando as esparsas aldeias, as famílias, e animando as celebrações, os encontros de catequese e as reuniões juvenis…

(…) Dito este pouco, gostaria de partilhar a atitude assumida desde que cheguei à Argentina: vim para ouvir, observar e aprender. Não vim para ensinar uma doutrina às pessoas; mas simplesmente para partilhar a minha vida e a fé, na fraternidade com os jovens e as pessoas. Começo visitando as simples populações rurais e partilhando a Palavra de Deus nas Pequenas Comunidades Cristãs: esta é a mais linda experiência que estou a viver desde que sou missionário.

Publicado em 19/10/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês