Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/10/2015 - Itália - Roma, Capital Adolescentes: entre abandono e carências
Fotos do artigo -ITÁLIA – ROMA, CAPITAL ADOLESCENTES: ENTRE ABANDONO E CARÊNCIAS

(ANS – Roma) – Amizade, amor, tempo livre, trabalho são os valores de ponta para os adolescentes romanos de hoje, seguidos por: saúde e autorrealização. Mas há ao invés fuga do compromisso social (só 5,24% faz voluntariado), da política (só 1,27% se interessa), e abandono também dos “velhos” lugares de agregação religiosa: 3,12% frequenta os escoteiros; 8,6% frequenta assiduamente o oratório.

Os dados emergem da pesquisa sobre os adolescentes em Roma “Capital adolescentes.O desafio da passagem à idade adulta numa sociedade complexa” – realizada pelos Salesianos de Roma em colaboração com o Instituto Toniolo, a Universidade Católica do Sagrado Coração, de Milão, e a Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma. A pesquisa envolveu 700 adolescentes, inscritos nos três primeiros anos de ‘liceus’, Institutos técnicos e Institutos profissionais, da Capital, italianos (84%) e estrangeiros.

A família – reporta a pesquisa – é um verdadeiro ponto de referência.Os jovens declaram manter um ótimo nível de comunicação com o pai (sobretudo os jovens) e com a mãe (sobretudo as jovens). À escola “vão bastante de boa vontade (2,33 sobre 4); e as relações com os colegas são boas, mas mais raras e menos intensas quando se trata de estrangeiros”.

Continua ainda um desejo do excessos (estupefacientes),mais da parte deles que delas; e dos que frequentam os Institutos Profissionais, menos os que frequentam os ‘liceus’: assim 6,54% dos jovens bebe superalcoólicos cotidianamente; 14,2% admite fazer uso de maconha (ou haxixe) pelo menos uma vez por dia; e 5,91% de usar com a mesma frequência outras substâncias para obter sensações intensas. Cada vez mais difundido o jogo de azar e as apostas: só 48,13% dos homens não “joga” nunca.

Fortes diferenças se veem na satisfação com a própria vida entre homens e mulheres, com a sensação difusa entre estas últimas de estarem ainda privadas de igualdade, democracia e direitos, a que coresponde uma hiperatenção ao corpo e à imagem, acompanhada por dietas impiedosas.

O web, a casa e a rua são os lugares amigos: segurança a 0 Km, como as relações (que ali valem): praças e  parques, seguidos pelas casas particulares, e a pouca distância de um bar ou pub, são os locais em que os adolescentes de hoje passam a maior parte do próprio tempo livre.

Toda essa realidade recai pesadamente sobre os jovens problemáticos.São relativamente poucos, isto é, aqueles a quem veio a faltar o que dá segurança aos demais:família, relações educativas com professores e outros adultos, amigos... Entretanto, talvez exatamente por isso, aparecem mais... ignoráveis, nos relatórios e nas intervenções das instituições. Por isso quem já está malestá pior.

Publicado em 16/10/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês