Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/9/2015 - RMG - Apoio aos refugiados: Piła e Sevilla aderem ao apelo do Reitor-Mor
Fotos do artigo -RMG – APOIO AOS REFUGIADOS: PIłA E SEVILLA ADEREM AO APELO DO REITOR-MOR

(ANS – Roma) – Mais duas Inspetorias Salesianas aderiram ao apelo do Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime, para acolher refugiados e imigrantes nas casas salesianas europeias: a Inspetoria salesiana de Piła, Polônia (PLN), e a Inspetoria "Maria Auxiliadora" de Sevilha, Espanha (SMX).

Padre Marek Chmielewski, Inspetor de Pila, enviou uma carta ao Reitor-Mor declarando que, após o seu apelo e a carta dos bispos da Polônia, o Conselho Inspetorial PLN reuniu-se, nos dias 11 e 12 de setembro, prontificando-se a oferecer abertura e disponibilidade aos refugiados e imigrantes. A Inspetoria de Pila, portanto, está apta a identificar as estruturas mais adequadas para acolher os refugiados; organizar arrecadação de fundos, roupas e alimentos; prestar auxílio social e oferecer educação e lazer às crianças e jovens.

Atualmente, a Igreja polonesa depende das decisões do Governo, responsável pelo convite e pela organização do acolhimento aos refugiados e imigrantes. Essa espera é possível porque a Polônia, por enquanto, ainda permanece fora das rotas de maior fluxo de imigrantes e refugiados. De acordo com os bispos locais, nestes assuntos a Igreja não pode operar de forma isolada, sem a cooperação com as autoridades civis. A primeira entidade a ser chamada para operar em nome da Igreja será a Caritas. "Os bispos solicitaram nossa disponibilidade para colaborar com suas estruturas diocesanas e locais. Estamos prontos para fazê-lo", comunicou o Inspetor.

O Superior da Inspetoria "Maria Auxiliadora", padre Cristóbal López lembrou, por meio de um comunicado enviado às comunidades salesianas, que a situação dos refugiados e imigrantes na Europa é preocupante e comovente para todos, "é claro que, frente a uma situação como a que estamos vivendo, não podemos permanecer com os braços cruzados nem com os corações fechados".

Padre López refere-se a ações concretas, tais como a sensibilização e a reflexão sobre a “emergência refugiados”, a promoção de iniciativas de oração e de solidariedade com o Oriente Médio, a cooperação com as campanhas lançadas pelas ONGs da Inspetoria SMX, em favor dos direitos da infância em vários lugares, como a Síria. E, principalmente, o acolhimento de crianças, jovens e famílias de refugiados, em colaboração com as autoridades e outras entidades.

O Inspetor conclui sua declaração com um incentivo aos Salesianos: "Sigamos com a oração, nos lábios e no coração, em favor de nossos irmãos que procuram refúgio; e mantenhamos nossos corações e nossas casas prontos para acolher, acompanhar, educar e curar. "

Publicado em 26/09/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês