Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/8/2015 - Itália - SYM DOM BOSCO 2015: "Como política de vida, temos o Evangelho"
Fotos do artigo -ITÁLIA - SYM DOM BOSCO 2015: "COMO POLÍTICA DE VIDA, TEMOS O EVANGELHO"
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Turim) - "Vocês não são jovens salesianos apenas para receber, mas também para DAR E DOAR-SE." Com estas palavras, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, encorajou os jovens presentes no SYM DOM BOSCO 2015 para viver a própria participação no Movimento Juvenil Salesiano (MJS) como um compromisso e serviço "para os jovens."

por Gian Francesco Romano

A fala do Reitor-Mor, realizada em forma de entrevista, foi o ato central do momento de formação do terceiro dia. O Reitor-Mor falou aos jovens, principalmente para fazê-los compreender o quanto eles são essenciais para a Família Salesiana e o quanto é grande o potencial deles. "Só é possível imaginar e comemorar o aniversário de Dom Bosco se for COM OS JOVENS E NO MEIO DOS JOVENS", disse o Reitor-Mor, comentando o evento do SYM Dom Bosco, que descreveu como uma "maravilhosa celebração do Bicentenário".          

Ele também instou-os a insistir, com os Salesianos e com as Filhas de Maria Auxiliadora, que se dediquem cada vez mais aos jovens, que vivam suas vidas por eles, para que sejam cada vez mais como Dom Bosco e Madre Mazzarello.

E deixou a eles o que poderiam ser consideradas as "ordens" que Dom Bosco daria hoje: manter sempre Deus e Maria Auxiliadora no centro de seus corações, serem protagonistas de suas próprias vidas, representarem alternativas viáveis na sociedade, trazendo no coração os imigrantes, os pobres, os necessitados, "serem contraculturais todas as vezes em que for importante e necessário ir contra a corrente (...). TEMOS QUE SENTIR DESCONFORTO QUANDO estamos perto dos pobres, ou mesmo quando estamos longe deles (...). Como política de vida, temos o Evangelho".

Antes da entrevista, durante as atividades animadas pelo MJS do sul da Itália, já haviam aparecido evidências significativas do compromisso com os jovens. O  salesiano espanhol Rubén Escribano Caro havia contado como nasceu sua vocação: por meio de um serviço em um centro de juventude, depois de ter nascido em uma família de Testemunhas de Jeová e ter passado a adolescência sem sentir a necessidade de Deus.

Duas Salesianas Cooperadoras italianas, por sua vez, revelaram como conhecer Dom Bosco e participar das atividades do oratório deram sentido às suas vidas e trouxeram esperança para muitos outros jovens.

Já um casal de Salesianos Cooperadores de Portugal testemunhou a sua escolha para "fazer a metade das coisas" na vida tornando, a educação dos jovens, "o primeiro pensamento do dia e o tema da última conversa da noite".

A manhã terminou com a Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor em PalaRuffini. "Somos todos portadores do sonho de Dom Bosco" reiterou o Reitor-Mor em sua homilia.

Publicado em 13/08/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês