Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/5/2015 - Ruanda - Caixa d’água e novas instalações higiênicas para uma escola elementar salesiana
Fotos do artigo -RUANDA – CAIXA D’ÁGUA E NOVAS INSTALAÇÕES HIGIÊNICAS PARA UMA ESCOLA ELEMENTAR SALESIANA

(ANS – Kigali) – Os Salesianos da comunidade de Rukago, na cidade de Kigali, acabam de completar o projeto de levar água e serviços higiênico-sanitários à Escola salesiana local. O projeto foi financiado pela Procuradoria Missionária Salesiana, de New Rochelle (NY), EUA, e levou à construção de oito novos banheiros e à instalação de uma caixa d’água potável.

Na comunidade de Rukago, os Salesianos animam uma Escola Elementar, outra Profissional e uma Paróquia. Na escola elementar, que atende a um grande número de crianças pobres, havia a máxima necessidade de novas instalações higiênicas e de água potável. Antes da reforma da caixa d’água, os alunos deviam caminhar por mais de um milha a fim de colher água numa colina, mas de fonte paludosa.

“Esse projeto exerceu um grande impacto sobre os nossos alunos, que podem agora ter acesso a melhores serviços higiênicos e a verdadeira água... potável. Espera-se assim que se reduza o número de crianças que adoecem por falta de higiene e de água bebível” – disse o P. Jean Paul Ruriho,Diretor do Escritório de Planejamento e Desenvolvimento (PDO), da Visitadoria Salesiana África-Grandes Lagos.

Acham os religiosos que o novo projeto irá ajudar às famílias das crianças a economizar em despesas médicas devidas aos distúrbios advindos de água suja e da falta de higiene. E, mais, ajudará os pequenos a melhor se concentrarem em sua instrução e educação.

Segundo os dados de “UN-Water”, mecanismo de coordenação entre várias agências das Nações Unidas sobre todos os problemas ligados à água doce, 768 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a fontes de água limpa; 2,5 bilhões de pessoas não gozam de serviços higiênico-sanitários idôneos; e 840.000 pessoas morrem todos os anos por doenças ligadas à água.

Mulheres e crianças, além disso, são os primeiros responsáveis pela colheita da água e, com freqüência, são obrigadas a caminhar durante horas para encontrar água que, ao depois, em muitos casos, está contaminada e prejudica seriamente a todos que a bebem. Muitas crianças além disso não podem frequentar regularmente a escola porque devem empregar muito tempo na busca de água em poços distantes.

Para resolver tudo isso, a Procuradoria de New Rochelle (NY) procedeu à construção de poços e ao fornecimento de água fresca e limpa: uma prioridade absoluta essa para cada Comunidade em todos os povoados em que operam os Salesianos. Mais: lançou uma especial campanha “Clean Water Initiative" (campanha da água limpa) para colher fundos com que dar suporte a projetos como o de Rukago, em todos os lugares do mundo.

Publicado em 06/05/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês