Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/4/2015 - Itália - ‘DON BOSCO OGGI’: livro-entrevista entre convergências e recorrências na história
Fotos do artigo -ITÁLIA – ‘DON BOSCO OGGI’: LIVRO-ENTREVISTA ENTRE CONVERGÊNCIAS E RECORRÊNCIAS NA HISTÓRIA

(ANS - Roma) – Um livro-entrevista fora de um esquema tradicional: este o ‘Don Bosco Oggi’ (Dom Bosco hoje) lançado a semana passada pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime tanto em Madri quanto em Roma.

Pelo P. Gian Luigi Pussino, SDB

Contra o risco de que uma entrevista se torne maçante e menos atraente, o volume pretendeu ser, como sublinhou o Reitor-Mor, “não destinado a especialistas: a sua narração, de fato, é simples: quer-se chegar àqueles que estão mais afastados do mundo religioso e do mundo salesiano. (…) O diálogo com o jornalista é para falar um pouco de tudo, de atualidade; mas ao mesmo tempo, sob nosso enfoque, nosso, de educadores e de educadoras da FS. Neste sentido, sim, creio que acharemos uma ligação entre nós e Dom Bosco, porque a pergunta é sempre recorrente: «O que faria Dom Bosco hoje?»”.

No decorrer dos doze capítulos – notou o Prof. Roberto Rusconi (Professor de História do Cristianismo na ‘Università Roma Tre’) durante a apresentação feita em Roma – foi mantido bem presente que o ‘oggi’ (hoje), que temos sob os olhos, não é senão a última etapa de um percurso iniciado num ‘ontem’ não longe demais no tempo, e que sobretudo precede as etapas que darão substância a um ‘amanhã’, que alguns de nós terão a dádiva de ver”.

Dom Bosco foi um dos “sacerdotes protagonistas do catolicismo social daqueles decênios (…) (que) não ficara esperando pelas exortações do Papa Francisco – evidenciou ainda Rusconi – para sair às periferias”. No mesmo horizonte da periferia podem ser situadas aquelas rotas iniciadas e seguidas pelos Salesianos a partir de 1875: “Lá se foram como tantos outros, partilhando a vida difícil e sacrificada de migrantes. Atiraram-se, entretanto, ainda mais para o Sul, para entre as populações nativas” – evidenciou o historiador.

A referência a Dom Bosco comunicador, Capítulo 11 da Entrevista, confirma a seguir que “a imprensa era para Dom Bosco u’a missão – uma outra missão – e como tal queria se lhe desse a devida consideração”. Mais: o Prof. Rusconi sublinhou como, no estudo da imprensa católica do Oitocentos, a figura de Dom Bosco ressaia deveras impetuosa.

A exposição do Prof. Rusconi encerrou-se com uma citação do Reitor-Mor: “Nós, a exemplo de Dom Bosco, devemos concentrar-nos, como educadores, nas crianças, nos adolescentes e nos jovens: ‘a parte mais preciosa da sociedade’, segundo a convicção do mesmo Dom Bosco. Portanto, as decisões que tomarmos deverão ser sempre feitas em seu favor”.

Publicado em 27/04/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês