Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/4/2015 - Yemen - O dilema da guerra que agrava: sair ou ficar?
Fotos do artigo -YEMEN – O DILEMA DA GUERRA QUE AGRAVA: SAIR OU FICAR?

(ANS - Aden) – Os confrontos em Aden, no Iêmen, têm se tornado mais intensos ultimamente. De acordo com a agência Reuters, no último dia 1 de abril, rebeldes invadiram a cidade, ainda que retirando-se parcialmente em seguida, devido aos ataques maciços da coalizão liderada pela Arábia Saudita. Enquanto em Mukalla, a 500 quilômetros dali, cerca de trezentos prisioneiros escapavam graças a um assalto executado por um grupo de milicianos, em Aden um salesiano preguntava-se qual seria a melhor decisão a ser tomada.

Ele conta:

No final da semana passada, eu estava no silêncio do presbitério respondendo a vários telefonemas e mensagens no whatsApp, nos quais as pessoas indagavam sobre minha segurança e sobre a situação daqui. Muitas delas me informavam sobre o número de vítimas internadas em hospitais, descrevendo imagens de pessoas cobertas por sangue e que tiveram membros amputados...

Nos últimos dias, chegou a guerra: estradas bloqueadas, lojas e aeroportos fechados... som de explosões e tiros, além dos inevitáveis saques a estabelecimentos...

No domingo seguinte, enquanto algumas estradas estavam abertas, pude  visitar o convento de freiras, que fica a cerca de 17 quilômetros de onde moro. Durante o percurso, vi ruas bloqueadas e pessoas armadas controlando cada veículo que passava ... Ao chegar no convento, celebrei a missa para as irmãs na capela do convento e fizemos uma procissão... com apenas seis pessoas!

Ontem à noite (31 março), uma granada atingiu o internato que havíamos abençoado recentemente. Nenhum dos enfermeiros ficou ferido, mas todos foram transferidos para um hospital. Eles costumavam vir à nossa igreja para rezar o terço todos os dias.

Na noite do dia 1 de abril, cerca de 600 pessoas retornam para a Índia enquanto estava sendo aguardado para o dia seguinte, 2 de abril, outro navio, uma vez que o governo indiano e do estado de Kerala convocaram todos os indianos para que retornassem, enquanto a ONU solicitou ao Sri Lanka e à Etiópia que evacuassem seus cidadãos.

Todavia, as Missionárias da Caridade decidiram permanecer aqui até o final. Se a minha missão é para elas, terei de permanecer com elas. As três igrejas agora são apenas edificações. A maioria dos fiéis já encontram-se em outro lugar.

Nesse momento (da entrevista) estou um pouco confuso; não sei se fico com as Missionárias da Caridade, ou se retorno para a Índia para regressar aqui depois, quando os problemas estarão resolvidos. Eu não posso adivinhar, nem ninguém pode me dizer, o que acontecerá no dia de amanhã. De qualquer forma, passarei esta noite em oração na nossa capela.

Certamente, confio na proteção de nossa Mãe celeste.

Publicado em 02/04/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês