Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/3/2015 - Tunísia - ‘Je suis Bardo’. A indignação e a tristeza dos cidadãos tunisinos
Fotos do artigo -TUNÍSIA – ‘JE SUIS BARDO’. A INDIGNAÇÃO E A TRISTEZA DOS CIDADÃOS TUNISINOS

(ANS – Manouba) – “Gestos como o de ontem são apenas ações criminosas. E nada têm a ver com a religião. Toda a população deplora o que se cometeu e são muitos hoje que dizem ‘Je suis Bardo’, porque o que foi atingido foi um local símbolo da cultura tunisina. E todos se sentem ultrajados”. É o testemunho dos Salesianos, presentes num subúrbio, nos arredores da Capital, Túnis, a 24 horas do atentado que levou a vida de 23 pessoas.

Por Gian Francesco Romano

“Exprimimos a nossa solidariedade às famílias das vítimas, nós como Salesianos. Mas também em nome de toda a população, que não se identifica absolutamente com tais gestos. Antes, o povo teme também pelo turismo, grande recurso para o país. Um feio abalo para todos” – prosseguem os Salesianos, que em Manouba, junto com o oratório-centro juvenil, levam avante uma escola com 800 alunos, todos muçulmanos.

Na Casa salesiana ontem foi um dia quase normal, não fosse pelas notícias transmitidas pela mídia. A escola está em pausa por férias de primavera e os alunos partecipam das atividades lúdico-esportivas que são levadas à frente pelos animadores de mais idade.

Nem ontem, nem hoje, respirou-se medo na Casa de Manouba, referem os religiosos: “Tinhamos ontem como visitantes alguns alunos de uma Escola de religiosas, desenvolvendo as atividades regularmente. Só na sua volta tiveram alguma dificuldade ao atravessar a cidade. Mas nenhum outro problema. Nós não nos sentimos ameaçados e também a Polícia nos disse de ficar tranquilos”.

Por outro lado, a educação católica é muito apreciada e respeitada no país. Tal como a escola salesiana, também as demais instituições educativas da Igreja presentes, oferecem um serviço caracterizado pela qualidade e o profissionalismo. “Não só todos os alunos mas também todos os nossos funcionários são muçulmanos. Como Filhos de Dom Bosco sabemos que a educação é obra do coração e com esse espírito nós nos empenhamos pelos jovens” – explicam os Salesianos. E acrescentam que não há necessidade de falar explicitamente de diálogo e respeito das diferenças, “porque a mensagem se passa por si, na cotidianidade da vida da escola”.

Publicado em 19/03/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês